terça-feira, 17 de maio de 2011

PT negocia coligações com PMDB e voto distrital com PSDB


PT negocia coligações com PMDB e voto distrital com PSDB
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Rio de Janeiro - O presidente nacional do PT, Rui Falcão, informou que terá encontros nesta semana com representantes do PMDB, PSDB e com Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, que articula a criação do PSD. Na pauta, estão questões relacionadas às eleições municipais de 2012. Com PMDB, aliado no apoio ao governo federal, o debate é sobre alianças. Com o PSDB, o debate envolve a possibilidade de se testar o voto distrital no pleito do próximo ano.
Nesta segunda-feira (16), em São Paulo, Falcão afirma que encontra o ex-governador paulista José Serra (PSDB). A reunião foi solicitada pelo político oposicionista para tratar da possibilidade de adoção do voto distrital. “Ele quer debater comigo a ideia de testar já na eleição de 2012 o voto distrital em cidades com mais de 200 mil eleitores. É uma proposta com a qual nós estamos de acordo, então vamos dialogar com ele”, disse.
O PT trabalha, dentro das comissões especiais que discutem a reforma política no Congresso Nacional, para a instalação do voto em lista partidária para o Legislativo – em que cada legenda define a ordem dos candidatos e os eleitores optam por partidos. O PSDB é favorável ao voto distrital misto, com metade das vagas definidas por ordem de votação (sem coeficiente eleitoral) e outra metade definida em disputas dentro de distritos definidos dentro do estado.
Dois dias depois, em Brasília, será a vez de discutir com o presidente nacional do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO). O tema da conversa são os rumos dos dois partidos nas eleições municipais de 2012 políticas públicas e programas que estejam em sintonia com o projeto nacional do PT.
Rui Falcão também confirmou que vai se reunir na próxima sexta-feira (20), com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Líderes petistas

Falcão teve na manhã deste domingo(15) sua primeira reunião como presidente do PT com as lideranças do partido no estado do Rio de Janeiro. Do encontro, no auditório do Sindicato dos Bancários, no Centro do Rio, participaram deputados federais e estaduais, o senador Lindbergh Farias e o ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Luiz Sérgio.
“Nós começamos pelo Rio uma caravana de viagens que se estenderá a outras capitais, com o objetivo de fortalecer o partido para as eleições de 2012. Isso passa pelo debate da reforma política e também pela definição de uma tática eleitoral que, mantendo nossas alianças, nos permita conservar as prefeituras que hoje temos, aumentar nossa participação em cidades estratégicas, e ampliar as bancadas de vereadores”, disse o presidente nacional do PT.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário