sexta-feira, 20 de maio de 2011

Efeito China


A notícia de que a Honda brasileira demitiu 400 funcionários da fábrica de Sumaré, 12% da força de trabalho, devido a problemas na importação de peças pegou todo mundo de surpresa, já que a indústria automobilística, em geral, tem tido um bom ano, embora não tão exuberante quanto 2010.
 Os planos da montadora japonesa incluem a redução pela metade da produção de automóveis já a partir de junho, o que revela que, na verdade, a dispensa foi motivada mesmo por uma reestruturação que a empresa pretende fazer no país.
O fato é que as vendas da Honda, ao contrário da de concorrentes, têm declinado aqui. De janeiro a abril, segundo a Anfavea, associação que reúne as montadoras, a Honda vendeu 32 mil veículos, 10% a menos que em igual período do ano passado. Para dar um exemplo da sua situação, a coreana Hyundai, que vem atrás da japonesa no ranking, vendeu no primeiro quadrimestre deste ano 35% a mais que de janeiro a abril do ano passado. 
A situação da Honda, marca que sempre esteve entre as mais conceituadas, é indício que algo está ocorrendo no mercado automobilístico, que sempre se mostrou de uma imobilidade irritante, com as chamadas "quatro grandes" - Volkswagen, Fiat, GM e Ford - com cerca de 70% de participação e as outras se contentando com o restante. 
E, embora os executivos digam que está tudo como dantes, o fato é que a chegada das chinesas bagunçou as peças do tabuleiro e já começa a exigir das empresas mais antigas algo esquecido por elas: a competição, que implica oferecer produtos melhores por menos.
Desde sempre, o que se escuta sobre o inacreditável preço com que os veículos nacionais são  vendidos é que a culpa é da alta carga tributária que incide sobre eles. De fato, a tributação é pesada, mas mesmo que os veículos "made in Brazil"  fossem vendidos sem nenhum imposto, ainda assim custariam mais que similares de outros países. 
O que ocorre aqui é nada mais, nada menos, que a prática da velha e condenável usura, aproveitando um mercado consumidor que durante muitos anos considerou o automóvel um investimento e não um simples bem para ser usufruído. A queda da inflação e a oferta mais ampla de crédito foram os responsáveis pela desglamuralização do carro, mas parece que as montadoras ainda não entenderam muito bem o fenômeno, e insistem em tratar o produto que fazem como um mero símbolo de status - pelo qual as pessoas pagam qualquer quantia.
Os problemas da Honda podem ser simplesmente transitórios. Mas é muito mais provável que sejam mesmo reflexo dessa mexida que o início do processo de competição está promovendo no mercado automobilístico brasileiro. Se for isso mesmo, as 400 pessoas demitidas vão ficar sem emprego durante pouco tempo.
crônicas do motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário