sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Jânio Quadros e a Marcha contra a corrupção


Ganhou uma ampla repercussão na grande mídia (Globo, Folha, Band, etc) as chamadas "Marchas contra a Corrupção" que ocorreram em algumas capitais do Brasil neste último dia 12 de outubro. Em Brasilia teria ocorrido a maior delas.
Acredito que toda a forma de manifestação é legitima, ainda que possa eventualmente discordar das bandeiras e causas defendidas. Neste caso, ainda que tente se dar um caráter "espontâneo" para estas manifestações, é sabido que houveram sim organizações por trás destes atos com seus objetivos políticos nem sempre tão claros (ou sinceros). Qualquer semelhança com o falecido movimento "cansei" não é mera coincidência.
Outro aspecto que chama a atenção é o simbolo adota pelo pessoal em Brasília: as vassouras. Coincidência, ou não, a vassoura era o mesmo símbolo usado pelo ex-presidente da república Jânio Quadros.

 

Jânio chegou à presidência da República de forma muito veloz. Em São Paulo, exerceu sucessivamente os cargos de vereador, deputado, prefeito da capital e governador do estado. Tinha um estilo político exibicionista, dramático e demagógico. Conquistou grande parte do eleitorado prometendo combater a corrupção e usando uma expressão por ele cunhada: varrer toda a sujeira da administração pública. Por isso o seu símbolo de campanha era uma vassoura. Seu governo foi um desastre completo, sem nenhum rumo político, a bandeira moralista (esvaziada de qualquer programa político mais sólido) logo se mostraria uma tragédia, a tal ponto que renunciou a presidência em agosto de 1961, gerando uma grave crise institucional no país que culminaria, em 1964, com o golpe militar que colocaria o país em mais de duas décadas de ditadura.
.Aldeia Gauleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário