segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Altas temperaturas deixarão menos bichos no globo



Segundo estudo publicado no jornal "The American Naturalist", reprodução dos animais deve diminuir em todo o mundo

Brasil 247

Estudo publicado na edição online do jornal "The American Naturalist" indica que as altas temperaturas podem fazer com que o número de animais do planeta encolha. Além de alterar as condições climáticas, os efeitos da ação humana sobre o meio ambiente alteram também o processo de reprodução de espécies como insetos, crustáceos, peixes, anfíbios e répteis.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Londres e analisou 34 tipos de crustáceos copépodes, todos de sangue frio. Os bichos foram expostos a altas temperaturas e os resultados mostraram que a reprodução é comprometida, com menos filhotes nascendo, e uma provável alteração de toda a cadeia alimentar. A espécie depende de fontes externas de aquecimento, como a luz do Sol, para se manter aquecida.

O impacto inicial dos humanos no meio ambiente começou com o degelo acelerado no Ártico e a intensificação das chuvas. Das criaturas analisadas, cerca de 2,5% diminuíram para cada um grau Celsius elevado. Segundo dados da pesquisa, o fenômeno mudaria a cadeia alimentar em duas frentes. Menores, os animais de sangue frio passariam a comer outras espécies. A dificuldade dos animais pequenos modifica a codependência entre as espécies, provocando um novo processo de adaptação entre elas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário