quarta-feira, 1 de junho de 2011

O futebol fora das quatro linhas: o noticiário suspeito e as relações obscuras da CBF e Globo


trio poderoso do futebol mundial: Teixeira, Havalange e Blatter
A regra é clara(?).....
As notícias recentes que envolvem a cúpula da CBF denunciam que Ricardo Teixeira, que também integra o Comitê Executivo da Fifa, teria recebido propina para votar na Inglaterra como sede da Copa de 2018 e feito um acordo para devolver o dinheiro recebido. A BBC investiga todo o "jogo sujo" do futebol mundial, tema de um documentário sobre o assunto, mas teria sido impedida, judicialmente, pela FIFA de exibir o documentário.
A divulgação dessas denúncias provocou reação da Câmara dos Deputados, que decidiu investigar a entidade e a organização da Copa do Mundo de 2014.
Segundo o deputado Garotinho, PR/RJ o presidente da CBF usa de artifícios para inibir qualquer tentativa de investigação contra si e a instituição que preside desde 1989: "quando começamos a colher assinaturas para a CPI, muitos deputados desistiram e tiraram assinatura. Isso mostra que Ricardo Teixeira tem bala na agulha. Vamos investigar que bala é essa e como ele atua". O dirigente teria enviado um mimo aos deputados que retiraram ou não assinaram o pedido de CPI: um kit com uma camisa da seleção brasileira e um bilhete agradecendo aos parlamentares a "hospitalidade" com que foi recebido quando esteve em Brasília em final de março.
No Rio de Janeiro, Ricardo Teixeira e a CBF, estão envolvidos em mais uma polêmica. O dirigente foi convocado para depor na CPI dos Cartórios da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, que investiga suspeitas de fraudes em documentos de terrenos na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, onde a entidade máxima do futebol construirá um novo centro de treinamento, conforme informou o diárioLance!.
O futebol brasileiro protagoniza, em seus obscuros bastidores, espetáculos deprimentes e estabelece, em pleno século 21, práticas nada transparentes de controle e governança.
Conluio Teixeira/Globo
Recentemente o Clube dos 13, órgão que representa os 20 maiores clubes brasileiros, foi praticamente implodido pela Rede Globo e clubes aliados, para impedir a realização da primeira licitação pela compra dos direitos televisivos do campeonato brasileiro de 2012 a 2014, em condições de igualdade entre todas as emissoras concorrentes.
A emissora carioca aliciou os grandes clubes e promoveu uma cisão entre estes e o Clube dos 13, o que lhe garantiu, sem qualquer concorrência ou transparência, fechar contrato de exclusividade para tv aberta com os maiores clubes do país, sem que se saiba, exatamente, quais os valores dos contratos de televisionamento foram estipulados.
A Rede TV, única a apresentar uma proposta para a licitação foi a maior prejudicada, além, claro, da lisura dos procedimentos licitatórios e da transparência.
É significativo que a maior emissora de TV do país faça um quase silêncio sobre as denúncias que atingem Ricardo Teixeira e a CBF. Segundo o deputado Garotinho e parte da imprensa, a Globo encobre as ações de Teixeira, deixando de noticiá-las e diminuindo assim a pressão popular contra o cartola mór do futebol brasileiro.
O espetáculo dentro dos campos está deslocado para os holofotes do noticiário internacional, e, infelizmente, mancham (ainda mais) a imagem dos dirigentes do futebol brasileiro e lançam dúvidas sobre a organização do maior evento futebolístico do planeta: a copa do mundo de 2014.
A regra não é clara...
Com informações do R7 e SRZD
By: Palavras diversas

Nenhum comentário:

Postar um comentário