terça-feira, 3 de maio de 2011

Bin Laden caso carece de transparência - analista político


Enquanto o mundo está absorvendo a notícia da morte de Osama Bin Laden pelos militares dos EUA, a credibilidade das provas apresentadas por Washington está sendo questionada.

Bin Laden morte foi anunciada pelo presidente dos EUA, Barack Obama, na noite de 01 de maio. relatórios afirmou ainda que Bin Laden havia sido enterrado no mar, como um oficial dos EUA não identificadas, disse à CNN. Isso deixou o mundo com pouca evidência e deu motivos para uma nova onda de desconfiança....


Tem havido muita confusão nos últimos seis meses, uma vez que Bin Laden foi avistado pela última vez EUA, diz Ahmed Quraishi, Senior Research Fellow no Paquistão think-tank "Project para o Paquistão no século 21". A confusão foi ainda mais aquecido por suspeita de que os EUA estavam usando Bin Laden como um bicho-papão para perpetuar a sua intromissão e interferência na região.
O pessoal militar paquistanês Ahmed Quraishi que falou sempre foram muito céticos sobre a força da Al-Qaeda no Afeganistão e Paquistão, como estimado por Washington. Nos últimos dois anos tem havido uma forte convicção de que a Al-Qaeda, que não tem mais de 100 pessoas na região, é incapaz de realizar qualquer ataque principal.
Há um monte de perguntas sobre o local onde ele [Bin Laden] foi encontrado. O local é uma pequena cidade muito e é impossível para um valor-alvo elevado para estar lá por um longo tempo, especialmente durante seis meses, "diz Quraishi.
Havia um forte elemento de transparência, por exemplo, quando Saddam Hussein foi capturado , "Quraishi continua. Havia fotos, vídeos e imagens liberadas. Neste caso, o elemento de transparência é completamente inexistente. A imagem que tem sido divulgado agora é nebuloso, não é claro. Não há imagens de vídeo. E agora temos esta história como o corpo foi eliminado. Isso aumentaria muito ceticismo. " 
No entanto, a notícia da morte de Bin Laden é benéfica para a administração Obama, a CIA e os militares americanos no Afeganistão, Quraishi pensa. Os EUA tem pavimentado o caminho para sair do Afeganistão, onde eles passaram por uma experiência muito negativa. A partir das perspectivas econômicas e políticas, Washington não está mais em condições de sustentar todos os inimigos principais, especialmente frente múltipla. Eles querem uma pausa antes de encontrar um outro inimigo comum de consolidar seus poderes militares contra, conclui Quraishi.
James Corbett, editor do Relatório Corbett, diz que não vê por que as pessoas devem acreditar que a notícia da morte de Osama Bin Laden, desta vez particular.
"Bin Laden Osama morte foi anunciada uma série de vezes e eu não vejo porque deveríamos levar esse pronunciamento mais sério do que os pronunciamentos anteriores, especialmente considerando o total e completa falta de provas de que tem sido até agora produzidos para mostrar que Osama Bin Laden ou alguém parecido com essa descrição foi realmente morto ontem ", diz Corbett.
E se ele realmente estava morto ou não, continuou Corbett, que mais parece "uma manobra da CIA se livrar de um dos bens de idade."
"Se ele realmente morreu ontem ou ele está morto há anos, ou seja qual for o caso, esta é simplesmente uma guerra descartando o bicho-papão do terror que já não era assustar o populus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário