terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

FOLHA DEFENDE OS EUA. DE NOVO

.


Dando uma passada nos noticiosos de hoje, pra ver o que falavam sobre a questão do Egito, me chamou a atenção da capa da sempre solícita Folha, sobre as questões da democracia mundial e especialmente, a brasileira. Afinal, não é demais lembrar que segundo o livro de Beatriz Kushnir, o jornalão emprestava veículos para o regime militar nacional transportar pessoas para serem torturadas, sem dar bandeira ao público geral. Para todos os efeitos, o carrro que estava parado na frente da casa de fulano, era só um de entrega de jornais e não de seus algozes.

Enfim, me perguntei se esta manchete de hoje teria vindo de algum jornalista sem noção de planeta, ou o quê. Porque, primeiro, a Folha não está nem aí para democracia. Sequer sabe o que é isso já que aparentemente, nunca se favoreceu dela. Ao contrário de se favorecer com o regime totalitário que dominou o Brasil por tanto tempo. É sabida a boa relação que os donos do folhetim tinham com os generais. Aliás, é conhecida a relação de todos os donos da mídia com a ditadura. Como acreditar que eles realmente eram a favor do povo? A Globo não bajulava os ditadores? Silvio Santos não ganhou de presente uma concessão pra brincar de tv e contrabalancear o poder que havia sido dado graciosamente à emissora carioca?

Pois bem. o tal jornalista sem noção, ao invés de simplesmente reproduzir o release do Departamento de Estado dos EUA, na figura de Hillary Clinton, em relação à questão do Egito, podeia ter feito bem melhor. Poderia ter explicado como é que a América se favoreceu tanto do mesmo "ditador" que hoje ela quer fora do poder. Não seria conveniente explicar quem deu apoio a Mubarak durante tanto tempo mesmo sabendo que ele era um déspota?

Ou o jornalista da Folha não sabe que os EUA só se incomodam com a ditadura se ela não lhes render dinheiro nenhum?
Novamente vêm à tona a questão do vassalismo da mídia nacional. Reproduzir uma manchete como essa, que diz que os EUA pedem o fim de uma ditadura, é simplesmente um tapa na cara de qualquer cidadão que tenha o mínimo conhecimento de história contemporânea. Até dá a impressão que realmente a América apoia a democracia, que não seja aquela conhecida como "capitalismo de patota", onde um regime é deposto e outro implantado, pra satisfazer a necessidade das transnacionais americanas ou de seus clientes ao redor do mundo.

Então, das duas uma. Ou o jornalista nada sabe, ou ele tudo sabe, mas não se dá ao trabalho de ao menos, fazer uma manchete condizente com a verdade. Nos dois casos, penso eu, ele não deveria ter o emprego de jornalista, pra fazer o que fez.
Anaispoliticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário