sábado, 5 de fevereiro de 2011

Aviões não tripulados começarão a monitorar fronteira


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta sexta-feira (4) que Vants (veículos aéreos não tripulados) devem começar a operar na fronteira do Paraná com o Paraguai ainda neste mês. O objetivo é reforçar o combate ao crime na fronteira.

A declaração foi feita hoje, em Curitiba, onde o ministro se reuniu com o governador Beto Richa (PSDB) para discutir a segurança da fronteira com o Paraguai e a integração entre os governos federal e estadual no combater à violência.

"A única forma de termos uma revolução da segurança pública do país será agindo de forma mais integrada, com a ação conjunta da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, das Forças Armadas, das polícias estaduais, entre outros órgãos", disse o ministro.

Ao falar do Vant, Cardozo disse que a aeronave poderá verificar movimentações suspeitas e dar as coordenadas para a localização. "Mas só será eficaz se houver a integração necessária."

O ministro também afirmou que um grupo de técnicos do ministério deve voltar ao Paraná na próxima semana para visitar a fronteira com Paraguai e Argentina e elaborar um plano de combate ao crime na região.

Na reunião, o secretário da Segurança do Paraná, Reinaldo de Almeida César, propôs a criação de um gabinete de gestão integrada, com participação dos diversos organismos policiais e de inteligência, do Estado e da União, para ajudar no combate ao crime.

Richa entregou ao ministro um ofício em que pede à presidente Dilma Rousseff que reencaminhe ao Congresso um projeto de lei para que o Paraná possa receber recursos para a construção de unidades prisionais.

A reunião com o governador do Paraná fez parte de uma série de encontros que o ministro Cardozo está fazendo com os governos estaduais. Ele já visitou Bahia, Espírito Santo, Minas, Pernambuco, o Rio Grande do Sul e São Paulo. FSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário