quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Governo vai eliminar encargo sobre tarifa de energia elétrica

Maurício Godoi, DCI

“Um dos principais encargos sobre a tarifa de energia elétrica no Brasil tem data de validade. O Ministério de Minas e Energia (MME) informou na sexta-feira que estuda a construção de uma linha de transmissão que ligará Manaus (AM) a Boa Vista (RR), que será a última das capitais de estado a ser integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Associada à nova usina hidroelétrica de Ferreira Gomes (252 MW), localizada no Amapá e que foi concedida na sexta-feira no leilão A-5, o governo afirma que a Conta Consumo de Combustível (CCC) entrará em declínio a partir de 2011 e será eliminada em 2013.

Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Altino Ventura, a nova linha de transmissão terá prioridade do governo em função da crise de energia na Venezuela, país que fornece 200 MW para a capital de Roraima. Essas obras permitirão, já a partir de 2012 ou 2013, o fluxo de energia para toda a Região Norte, já que a linha passará por Macapá.

"Em 2013, teremos praticamente 100% da carga no sistema interligado nacional. Apenas uma pequena parte da Região Norte estará em sistemas isolados e utilizarão as fontes térmicas para geração, mas essa parcela será muito pequena", afirmou Ventura. Com isso, a tendência é de uma redução escalonada da CCC.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário