quarta-feira, 4 de agosto de 2010

China, 2ª no mundo, será a primeira em investimentos no Brasil

A China já possui a segunda maior PIB em dólar do mundo, segundo informações divulgadas pelo governo sexta-feira (30). O país, que acaba de superar o Japão neste cálculo, deverá assumir ainda neste ano a primeira posição no ranking de investimentos diretos para o Brasil.
Vermelho.org

Em 2009, o PIB chinês foi estimado em 4,9 trilhões de dólares, 3% menor que o do Japão e três vezes inferior ao dos EUA. O dólar, porém, não fornece uma medida muito realista para o valorefetivo da produção realizada pelos trabalhadores e trabalhadoras chinesas, pois a diferença de políticas cambiais (a China não adota o câmbio flutuante e mantém as cotações de sua moeda, o yuan, sob estrito controle) distorce as relações de preços com os demais países e em especial com os norte-americanos.

Paridade de Poder de Compra

Políticos e empresários estadunidenses que acusam a China de manipulação cambial afirmam que o yuan é mantido artificialmente depreciado com a finalidade de estimular as exportações do país e estimam entre 30 a 40% a defasagem cambial entre a moeda asiática e o dólar. Pode ser exagero, mas o fato é que o uso do dólar como critério para inferir o PIB subestima o valor real da produção chinesa.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário