quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sebrae estima que negócios devem crescer 10% este ano

  Jornal do Brasil

“Com vendas de produtos e serviços voltadas para o mercado interno, as micro e pequenas empresas não foram afetadas pela crise mundial e devem crescer este ano mais do que a economia brasileira, segundo o diretor-superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio de Janeiro (Sebrae-RJ), Sergio Malta.

Conforme os Indicadores das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Impe), apurados pelo Sebrae-RJ e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o faturamento dos pequenos negócios fluminenses registrou aumento real (acima da variação da inflação medida pelo IPCA) de 12,7% em março deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Para Malta, as empresas de pequeno porte foram o colchão do Brasil durante a crise e agora serão o motor da economia. Ele explica que o crescimento do setor é sustentável, já que investe muito no aumento da capacidade de produção. 

– A tendência é de expansão das micro e pequenas empresas – avalia Malta. – O crescimento dela deve ser de 10% este ano, considerando que o PIB (Produto Interno Bruto) nacional deve crescer 7%.
O Índice de Dinamismo (Idin) das Micro e Pequenas Empresas fluminenses, que avalia as ações voltadas para o aumento da competitividade, bateu recorde no primeiro trimestre de 2010. O Idin atingiu 31,6 pontos, o maior de toda a história da pesquisa, iniciada em 2006. No quarto trimestre de 2009, o Idin foi de 25,3 e, no primeiro trimestre do ano passado, 19,8.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário