sexta-feira, 16 de julho de 2010

O voto pode mudar sua vida

Colaborou Rui Alves Grilo, de Ubatuba


BOLSA FAMÍLIA GARANTE MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA 1 EM CADA 5 PESSOAS DE UBATUBA

Muitas pessoas não vêem a relação entre o seu voto e a vida cotidiana e votam porque são obrigados. Não vêem que em uma sociedade complexa,  nossas atitudes e nossa existência são reguladas por leis que podem facilitar ou dificultar nossas vidas. E essas leis são formuladas ou eliminadas por pessoas que elegemos para criar alternativas mais adequadas de  convivência social.

Aqui, em Ubatuba, a situação econômica de grande parte das famílias é muito instável, porque dependem de empregos temporários. O turismo é sazonal, intercalando picos de pleno emprego no verão e em feriados prolongados e miséria no resto do ano.

Um reflexo dessa situação é o fato de que 20% da população ou uma em cada cinco pessoas sobreviva com renda do bolsa família, número superior à Caraguatatuba e semelhante a Taubaté, cidades com população em número superior.

O que seria dessa população se não houvesse essa lei que ampara aqueles que precisam ? Provavelmente o número de crianças e pessoas mendigando na rua ou assaltando seria muito maior. O fato da pessoa receber um auxílio como um direito contribui para que não perca a dignidade e caia na delinqüência.

 Assim, enquanto a crise assolava boa parte do mundo, gerando o desemprego e a miséria, o governo Lula conseguia driblar essas dificuldades e ainda aumentar o número de postos de emprego e retirar mais de 25 milhões de pessoas da miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário