terça-feira, 13 de julho de 2010

Aparelhamento e cabeças cortadas na TV Cultura


O experiente jornalista Gabriel Priolli foi a segunda vítima da tesoura tucana



Que José Serra costuma ligar para donos dos meios de comunicação ou chefes de redação pedindo a cabeça de jornalistas que não são do seu agrado é voz corrente no mercado jornalístico. Agora, imaginem o tucano ter um meio de comunicação inteiramente ao seu dispor durante a campanha eleitoral? Alguns irão dizer, ué, mas ele já dispõe de quase todos! É verdade, mas neles ele não manda. Para cortar cabeças, precisa pedir.

Mas agora ele decidiu implantar nova ordem na TV Cultura, ligada ao governo do Estado de São Paulo. O controle da TV Cultura é exercido pela Fundação Padre Anchieta, presidida há menos de um mês por João Sayad, amigo e ex-secretário de Serra. Sayad é uma pessoa de respeito, mas parece estar se enredando numa trama que pode manchar seu currículo.
As digitais de Serra na TV Cultura começaram a aparecer quando Heródoto Barbeiro foi afastado do Roda-Viva, justamente depois de insistir com Serra na questão do alto preço dos pedágios paulistas e ser acusado de repetir um “trololó petista” (veja aqui). Heródoto deu seu testemunho ao cruzar uma determinada rodovia paulista, mas o candidato tucano, como sempre, ao invés de responder, tratou de desqualificar a pergunta.
O afastamento de Heródoto ainda nem tinha sido digerido, quando na última sexta-feira rolou também a cabeça do diretor de jornalismo da TV Cultura, Gabriel Priolli, que vinha preprando uma matéria sobre os pedágios das rodovias paulistas. Como mandam as normas do bom jornalismo, Priolli mandou que fossem ouvidas todas as partes envolvidas na questão. A TV Cultura entrevistou os dois candidatos ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin e Aloizio Mercadante, mas a secretaria estadual de Transportes não quis se pronunciar nem por meio de nota oficial.
O que pode levar uma secretaria a não querer se manifestar sobre o assunto de sua pasta mesmo para um veículo ligado ao governo a que serve se não o temor de represálias? Ainda no processo de produção da matéria, Priolli foi convocado pelo novo vice-presidente de conteúdo da TV Cultura, Fernando Vieira de Mello, como contou o blog do Nassif, e a matéria foi derrubada. No dia seguinte, Priolli foi afastado.
Agora, o PT pretende ingressar com representação no MPE pedindo investigação sobre a demissão de Priolli e o aparelhamento da TV Cultura pela campanha de José Serra. A Fundação Padre Anchieta nega motivação política nas mudanças promovidas no departamento de jornalismo, mas ficou difícil explicar.
tijolaço.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário