terça-feira, 4 de maio de 2010

SEGUE A FALSIFICAÇÃO DE PESQUISAS



 


Em um momento em que todos os institutos de pesquisa estão recolhidos, a Veja, mais uma vez, inovou na arte da malandragem. Além de “noticiar” uma pesquisa desconhecida e sem prova de existência, pôs um de seus fofoqueiros para mentir sobre dados conhecidos.

Como se vê na imagem acima, o fofoqueiro em pauta alude a uma pesquisa sem registro – o que torna impossível comprovar sua existência – e a compara com uma oficial, ambas do instituto Vox Populi.
Mas que pesquisa “anterior” do Vox Populi é essa com a qual o tal Lauro Jardim compara a pesquisa sem comprovação?
A última pesquisa Vox Populi sobre a sucessão presidencial foi feita entre os dias 30 e 31 de março. Como todas as outras, apurou dois cenários – um com Serra, Dilma, Ciro e Marina e outro sem Ciro, mas com os outros três pré-candidatos.
Vejam os números:

Cenário 1
José Serra              34
Dilma Rousseff       31
Marina Silva            5
Ciro Gomes            10

Cenário 2
José Serra               38
Dilma Rousseff        33
Marina Silva              7  

Desde meados do ano passado, todos os institutos vêm apurando dois cenários em todas as pesquisas que fizeram: um cenário com Serra, Dilma, Ciro e Marina e outro só com Serra, Dilma e Marina.
Pergunta: se essa pesquisa-fantasma que Jardim noticia existisse, ela deveria ser comparada com qual cenário? Trocando em miúdos: o sujeito pinçou o percentual de Serra no cenário com Ciro e misturou com o percentual de Dilma no cenário sem Ciro. 
Se existir, essa pesquisa “sem registro” tem que ser comparada só com o cenário sem Ciro, o que revelaria que Serra caiu (de 38% para 37%) e Dilma subiu (de 33% para 34%), tudo dentro da margem de erro.
Aliás, se essa pesquisa existir ela diz que Serra e Dilma estão tecnicamente empatados ou a petista pode até tê-lo ultrapassado, pois a margem de erro do Vox Populi costuma ser de dois por cento e, assim, Serra pode ter até  35% e Dilma, até 36%.
A Justiça Eleitoral não age por moto próprio, tendo que ser provocada para agir. Será que alguém terá que representar a ela pedindo que proíba esse tipo de tramóia de não só divulgarem pesquisas-fantasmas, mas mentirem sobre pesquisas oficiais?

 
Mercado negro de pesquisas
 
 
No fim da noite desta segunda, Lauro Jardim, confrontado com a contradição, diz que comparou a pesquisa-fantasma de agora com outra pesquisa-fantasma. Só faltava essa, agora: mercado negro de pesquisas eleitorais.


 Escrito por Eduardo Guimarães 

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