quinta-feira, 6 de maio de 2010

Contramaré, em Ubatuba - Coluna do Fernando Pedreira

Por Fernando Pedreira


Olá amigos,
Nosso companheiro Rui Grilo nesta semana publicou no Blog do Sidney Borges o UbatubaVibora, sua agradável experiência Turística e pergunta por que não temos o mesmo sistema de Turismo no Litoral Norte, no final da matéria diz acreditar em um boicote das Agências e Operadoras de Turismo contra nossa Cidade.

A bem da verdade, Cidades que vivem somente do Turismo no Litoral Norte são Ilhabela e Ubatuba, cada qual com sua peculiaridade, e não adianta fazer o que estamos fazendo, copiar, cada qual com o seu tipo de turismo.
No nosso caso, o sistema que o Rui fala é exatamente aquele que necessitamos, porém várias coisas acontecem:
1)    Não temos um TARIFÁRIO, quando um turista compra um passeio chega ao destino e percebe que aquele que veio direto “chorou” obteve melhores preços, desacredita da Agência que por sua vez desacredita da empresa e passa não acreditar na Cidade toda.
2)    A credibilidade de nossa Cidade perante as agências e operadoras de turismo está muito abalada, por esse motivo e outras como contratações de eventos canceladas na última hora, falta de um calendário de eventos, eventos de qualidade duvidosa. etc.
3)    A maioria dos empresários Ubatubenses diz não precisar das Agências na temporada, e as Agências dizem não precisar de Ubatuba na Baixa temporada.
4)    Quando se tem projetos para desenvolver o turismo de forma profissional e convidam-se os Empresários para participarem como no caso do PDTR que trabalhei intensamente e agora no Circuito Litoral Norte que o SEBRAE quer implementar neste momento, não há adesão dos empresários, ou seja, como se pode fazer um pacote turístico sem Hotéis, Restaurantes, Passeios, Receptivo, Transporte, etc. E olha que desta vez o Circuito vem com verba de R$ 1.000.000,00, será que conseguiremos gastar?
5)    Quase não temos PRODUTOS TURÍSTICOS PERENES, ou seja, atrativos que possam ser vendidos o ano todo, ficamos restritos a Praia e Sol, e o que não faltam são Recursos Turísticos temos até em demasia. O Circuito está aí para formatar estes recursos, será que conseguirá?
No desenrolar de nossas matérias nos aprofundaremos mais nessa questão, antes, porém, gostaria de passar algumas informações sobre ocorridos quando da nossa passagem pelo Conselho Municipal de Turismo.
Como alguns sabem, lideramos a tentativa de implementar na Cidade o PDTR Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo, isso em 2006/07. Este programa só foi possível através da parceria assinada entre a Associação Comercial e o SEBRAE e a participação de lideranças comunitárias da nossa região (Sul) e outras esporádicas e da então Vereadora Luciana Machado. Não podemos esquecer-nos de companheiros como Flávio Mansur que contribuiu e muito. Conseguimos elaborar os projetos que apresentamos ao Conselho Municipal de Turismo, como alternativa, enquanto não formatávamos o nosso PLANO MUNICIPAL DE TURISMO, infelizmente foram rejeitados e o tal Plano Municipal de Turismo não entrou no papel até ontem e lá se vão quatro anos.
Passei a ser Vice-Presidente do Conselho e Conselheiro Regional de Turismo, nesta última participamos de uma Capacitação na Fundação Getúlio Vargas, promovida pelo Governo do Estado, através do Secretário Fernando Longo.
Éramos a “menina dos olhos” do Secretário, foram promovidas várias feiras de turismo, muitas delas dirigidas às agências e operadoras de turismo e nossa participação nula, o custo? Apenas o de enviar uma pessoa, estada e alimentação. Apesar de frustrarmos a expectativa do Secretário, ainda assim destinou R$ 800.000,00 para a reurbanização da Praia do Itaguá que ficou somente na reforma da Praça Alberto Santos.
No outro Projeto, o Circuito Litoral Norte, do Governo Federal e do SEBRAE, nosso Prefeito pediu na época afastamento, alegando falta de verba, as feiras promovidas tinham o stand do Circuito Litoral Norte com Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba e ficávamos de fora. Este Projeto era financiado em 50% pelo SEBRAE e os outros 50% seriam divididos nas quatro Cidades.
Ações como estas deixam claro o desinteresse, pelo menos na época, deste governo no Desenvolvimento do Turismo de nossa Cidade.

Até a próxima.

Fernando Pedreira 

Fernando Pedreira, é empresário da região sul de Ubatuba.
Nota do Aguinaldo: O Fernando passará a ser colunista   no Contramaré a partir de hoje.. O convite surgiu, após publicação de seus artigos  no Jornal Maranduba News.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário