sexta-feira, 7 de maio de 2010

Não culpem a Justiça Eleitoral

A Vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, aceitou uma das sucessivas representações que o PSDB e o DEM vêm fazendo contra o PT. Desta vez, foi por o partido supostamente ter usado sua propaganda institucional na tevê, veiculada em 10 de dezembro de 2009, para promover Dilma e “macular a gestão FHC”.
A Procuradoria aceitou a tese da oposição de que a comparação entre o governo Lula e a gestão FHC proposta pelo programa petista de dezembro denegriria a imagem dos adversários. Na propaganda, o PT insinua que FHC governou para os ricos e Lula, para os pobres.
Se o TSE aceitar o parecer da vice-procuradora, o PT estará sujeito a multa e perda do direito de exibir seu próximo programa na tevê. O próximo programa petista irá (?) ao ar na quinta-feira (13) da semana que vem.
Anteriormente, PSDB e DEM também conseguiram fazer a Justiça Eleitoral aplicar multas de R$ 5 mil e de R$ 10 mil ao presidente Lula, mais uma vez por “campanha eleitoral antecipada”.
Ao todo, a oposição já moveu 14 representações contra o presidente Lula, contra Dilma e contra o PT na Justiça Eleitoral só neste ano.
Abaixo, há três vídeos que o leitor precisa assistir. Não existe a menor diferença entre elas, ao menos no que diz respeito a “denegrir” gestões adversárias.
A do PT é acusada de imputar a FHC um governo feito para os ricos; mas a do DEM faz coisa muito pior, ao criar uma encenação denegrindo o PT.
No fim de um programa que contou com a participação do ex-governador José Roberto Arruda sendo exaltado por seu partido, o DEM encena uma reunião de petistas, todos com ar de mafiosos, tomando decisões que, segundo a locução “demo”, prejudicariam “milhões de brasileiros”. E ainda mostra os falsos “petistas” dizendo que o povo aceitará tais decisões porque “a popularidade de Lula é alta”.
Ora, mas por que, então, a vice-procuradora-geral eleitoral acusa só o PT, dirão vocês? E por que não multa Serra por campanha antecipada como a que fez recentemente em Santa Catarina ou não toma uma atitude contra a avalanche de propaganda do PSDB o dia inteiro nas tevês e rádios de São Paulo?
É simples: porque a oposição já impetrou mais de uma dúzia de representações sucessivas contra o PT na Justiça Eleitoral, porque a mídia repete sem parar as queixas da oposição e, acima de tudo, porque o PT, nesse meio tempo, fez duas míseras representações ineptas.
Além disso, peguemos o caso das acusações da mídia e da oposição ao instituto de pesquisas Sensus. Ao procurar no Google, aparece uma imensidão de notícias de que o PSDB havia entrado com representação contra o instituto, mas não se encontra mais do que umas poucas notícias dando conta da rejeição da representação.
E onde está o PT, que não faz a mesma coisa?
Por que o PT não fez a representação que o Movimento dos Sem Mídia fez contra TODOS os institutos de pesquisa (Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi), pedindo que todas as pesquisas – feitas e por fazer neste ano – sejam auditadas pela Justiça Eleitoral?
Por que o PT não faz reclamações públicas e veementes contra uma mídia que, para cada cem notícias sobre “campanha antecipada” de Dilma e Lula, dá uma – ou nenhuma – contra a intensa campanha fora de época de Serra?
Não adianta o PT se encolher por medo da mídia. Reclamando ou não, ela manterá os ataques no nível máximo que puder, pois objetiva eleger Serra a qualquer preço. O PT se encolher só encoraja mais Globos, Folhas, Vejas e Estadões.
Não se pode, portanto, reclamar da Justiça Eleitoral. Ela só age se for provocada, ou seja, o PT precisa reclamar para igualar o jogo.
Vejam só o tamanho da desigualdade de condições nesta campanha eleitoral se o PT perder sua propaganda na tevê no próximo dia 13. E não adiantará espernear e dizer que a Justiça Eleitoral é tucana etc. Só poderá dizer isso se reclamar e, à diferença do PSDB e do DEM, não for atendido.

Propaganda institucional do dem - 10/09


PSDB- programa 03-12-2009


Programa de TV do PT - 10 de dezembro de 2009 (10min)

Nenhum comentário:

Postar um comentário