sábado, 8 de maio de 2010

Nós, paulistas, precisamos estudar mais MATEMÁTICA! – PARTE II


Este artigo é um complemento do artigo “Nós, paulistas, precisamos estudar mais MATEMÁTICA!” . O objetivo  é apresentar informações adicionais que corroboram a tese de que SP está “mal na fita”.

O gráfico abaixo mostra a evolução de alguns estados durante as cinco edições da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) em número de medalhas de ouro obtidas nos três níveis de competição:
Na 1º edição da OBMEP, em 2005, SP liderou o ranking de medalhas de ouro. No entanto, em 2007 SP perdeu a liderança para MG e em 2008 foi ultrapassado pelo RJ.
À exceção de SP e PR, os outros estados tiveram uma evolução positiva em número de medalhas de ouro em todo o período analisado. Neste quesito, DF e RJ estão de parabéns!
Algumas perguntas:
1º.    Como  foi possível SP liderar o ranking da primeira edição da OBMEP?
2º.    Por que os demais estados tiveram uma evolução positiva no decorrer das edições e SP não?
3º.    Como o RJ conseguiu superar SP já que o estado sempre é retratado pelo PIG (Partido da Imprensa Golpista) como “terra dos traficantes e das milícias” ? É importante lembrar que o número de candidatos do RJ foi inferior a um terço do número de candidatos de SP na última edição da OBMEP (2009).
Possíveis respostas:
1º.    SP só obteve a 1º colocação em 2005 porque possuía a maior estrutura (número de escolas, alunos e professores) e contava com a maior divulgação. Além disso, SP já possuía uma tradição em olimpíadas de conhecimento com suas grandes escolas particulares (Objetivo, Etapa, etc.).
2º.    O declínio de SP no ranking de medalhas ocorreu a partir do momento que a OBMEP tornou-se mais conhecida e difundida em todos os estados, ou seja, aquela vantagem inicial paulista (maior divulgação atrelada ao maior número de representantes) deixou de existir e passou a vigorar o real conhecimento dos alunos participantes.
3º.    Não é de se admirar que o RJ tenha obtido resultados melhores que SP, isso porque o estado possui muitas universidades e institutos de pesquisa de renome nacional e internacional (UFRJ, UERJ, IME, FGV RJ, IMPA, FIOCRUZ, etc.) e  sua capital possui uma rede pública de ensino mais organizada, onde o professor é um pouco mais valorizado que em SP (o professor da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro recebe  R$ 1300,00 por 16 horas semanais).
Considerações Finais
É coincidência o fato desse declínio de SP ter ocorrido durante o governo de José Serra?  Nós sabemos que os problemas da educação paulista são de longa data. Mas isso não quer dizer que José Serra não teve sua parcela de responsabilidade, ou seja, ele poderia muito bem ter criado uma “força tarefa” para inverter essa tendência. Portanto, pode-se dizer que Serra fez pouco ou, até mesmo, “nadica de nada” pela educação paulista.
Outro ponto: das 52 medalhas de ouro obtidas por SP na OBMEP 2009, apenas 2 medalhas foram obtidas por estudantes da capital paulista segundo o Relatório Geral da OBMEP2009. Ou seja, a maior cidade do país só teve dois medalhistas de ouro. Acho melhor não citar o número de medalhas obtidas pelas cidades de Belo Horizonte, Rio de janeiro, Fortaleza, Brasília e Salvador para não piorar ainda mais o nosso lado.
E depois ainda teve gente que veio “tirar um sarro” de mim quando eu disse que sentiasaudades de Marta Suplicy, é mole?
Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário