terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O milagre de ser ordinário

Certo dia, Bankei estava ensinando tranquilamente aos seus seguidores quando a sua fala foi interrompida por um padre de uma outra seita.

Essa seita acreditava no poder dos milagres e pensava que a salvação vinha com a repetição de palavras sagradas.

Bankei parou de falar e perguntou ao padre o que ele queria dizer.

O padre alardeou que o fundador da religião dele podia ficar numa margem do rio com um pincel na mão e podia escrever um nome sagrado em um pedaço de papel mantido por um assistente seu na margem oposta do rio.

O padre perguntou: "Que milagres você pode fazer?"

Bankei respondeu: "Só um. Quando tenho fome, eu como, e quando tenho sede, eu bebo".

O único milagre, o milagre impossível, é ser só ordinário. O desejo da mente é o de ser extraordinário. O ego tem sede e fome de reconhecimento. O ego alimenta-se no reconhecimento de que você é alguém.

Uns alcançam esse sonho por meio da riqueza, outros, por meio do poder, da política; outros ainda podem alcançar esse sonho por meio de milagres, ilusionismo, mas o sonho permanece o mesmo: Eu não posso me tolerar sendo um joão-ninguém.

E este é o milagre: quando você aceita a sua nulidade, quando você é tão ordinário quanto qualquer outra pessoa, quando você não pede nenhum reconhecimento, quando você pode existir como se não existisse. Estar ausente é o milagre.

palavras de Osho

Nenhum comentário:

Postar um comentário