quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Benditos sejam os que divergem



O que torna útil um espaço de divulgação, formulação ou análise de idéias, jamais será a unanimidade. Ao menos se temas polêmicos forem abordados nesse espaço, temas como política, ideologias, enfim, os valores subjetivos do indivíduo. Essa é uma premissa que fundamenta a existência de um espaço como este, que se pretende útil à sociedade.
Se o Blog não for um espaço de tolerância com o contraditório de suas idéias, perderá o sentido. Por conta disso,  neste espaço jamais se negou espaço àqueles que queriam divergir, contanto que o fizessem dentro de parâmetros inquestionáveis de civilidade e respeito.
É extremamente difícil conviver com o contraditório. O signatário desta página mesmo considera que falha freqüentemente nesse quesito, por mais que tente evitar que isso aconteça. Todavia, o importante é que não desiste. Que está sempre disposto a perseguir o valor fundamental da democracia, que é o império do direito de discordar.
Cabe ao editor desta página se esforçar mais para tentar influenciar seu público a ser firme em suas idéias, ousado na adoção de atitudes, mas sempre generoso e respeitoso para com a divergência saudável, pois é ela que nos impede de nos perdermos em nossas certezas.
Nenhum homem que pretenda chegar o mais perto possível da lucidez plena – que ninguém alcança – antes de deixar a vida pode se esquecer de sempre dar uma chance aos que divergem de si para convencê-lo de que está errado. E, sobretudo, nenhum democrata de verdade pode ter medo da opinião divergente, pois esta pode até servir para mostrar que está certo.
Da parte deste blog, todos podem esperar um maior esforço em tentar dosar seu engajamento político com os valores democráticos e filosóficos supracitados. Os leitores devem saber que aqui se prega – e se tenta praticar – a conduta mais honesta, mais democrática e mais bem-intencionada possível. Só não se pode garantir que não haverá falhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário