sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Crescimento acumulado do PIB brasileiro é menor apenas do que o chinês, diz ministro

Daniel Lima, Pedro Peduzzi e Yara Aquino / Rede Brasil Atual


"O crescimento acumulado do Produto Interno Bruto (PIB), que entre janeiro e setembro deste ano registrou aumento de 8,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, foi o segundo maior entre as grandes economias, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante o 11º balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Brasil já tem assegurado uma expansão do PIB de pelo menos 7,5% neste ano, segundo Mantega. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o PIB brasileiro – soma de todos os bens e serviços produzidos no país – cresceu 0,5% no terceiro trimestre de 2010, em relação ao trimestre anterior. Em comparação aos três primeiros trimestres de 2009, porém, o PIB cresceu 8,4% e no acumulado dos últimos 12 meses chegou a 7,5%.

“Com o resultado do PIB do terceiro trimestre já está assegurado que vamos fechar o ano com um PIB de pelo menos 7,5%. A tendência é que seja mais que 7,5%. Em relação aos primeiros três trimestres, de 8,4%, é um crescimento expressivo”, disse Mantega.

Para o próximo ano, o ministro prevê uma pequena desaceleração da atividade econômica e o crescimento deverá ficar próximo a 5%.

Quanto às contas públicas, o ministro garantiu que o governo cumprirá a meta de superávit primário tanto em 2010 quanto em 2011, além de manter a inflação dentro da meta e sobre controle. “Estamos tendo um aumento inflacionário que se deve a alimentos e a alguns serviços, o que é natural. Parte do aumento da inflação é sazonal, porque depende de fatores climáticos, mas depois haverá um refluxo.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário