quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Entidades de defesa da liberdade de imprensa se omitem sobre prisão de Assange


"A prisão do fundador do site Wikileaks, o jornalista australiano Julian Assange, provocou grande repercussão na mídia internacional. As vozes de entidades de defesa da liberdade de imprensa, porém, não protestaram até o momento, nem questionaram a validade da ordem de prisão da Justiça sueca, que acusa o jornalista de "crimes sexuais".

Opera Mundi

Entidades como a Associação Mundial de Jornais, o World Press Freedom Committee e a norte-americana Freedom House costumam protestar no caso de prisões políticas contra jornalistas, principalmente em países não alinhados a potências ocidentais. Desta vez, por enquanto, evitaram criticar a ação contra colega preso.

Até a publicação desta matéria, nenhuma das entidades citadas trazia qualquer manifestação sobre a prisão de Assange em seus respectivos websites, como verificou a reportagem do Opera Mundi. Somente a ONG Repórteres Sem Fronteiras, com sede em Paris, se manifestou, mas sem condenar a prisão do jornalista.

Acusado de abusos sexuais supostamente cometidos na Suécia, Assange se entregou nesta terça-feira à polícia do Reino Unido, onde estava escondido desde o recente vazamento de documentos diplomáticos dos Estados Unidos. As entidades do setor, porém, não se levantaram em sua defesa nem questionaram a validade da prisão – considerando o fato de não haver nenhuma acusação formal – ou se o mandado se trata de uma retaliação contra a divulgação dos documentos secretos.

Em comunicado emitido nesta terça-feira, a RSF apenas pede que a Justiça inglesa seja "imparcial" e ratifica que o processo contra Assange deve levar em conta somente as acusações sobre os supostos crimes, deixando de lado as revelações feitas pelo Wikileaks. Além disso, o secretário-geral da organização, Jean-François Julliard, que assina o comunicado, pede às polícias britânica e sueca que respeitem os direitos de Assange e condenou o bloqueio, os ataques e a pressão política que o Wikileaks vem sofrendo.

“Esta é a primeira vez que vimos uma tentativa a nível internacional para censurar um site dedicado ao princípio da transparência”, diz o texto.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário:

Postar um comentário