quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Serra fala de tudo, menos do paradeiro de Mônica Serra e de Paulo Preto

Serra diz que presidente não perde o costume de fazer campanha

Em resposta ao presidente Lula, que disse nesta quarta-feira (24) que José Serra deve desculpas pelo episódio da "bolinha de papel", o candidato à Presidência derrotado afirmou que o presidente não perde o costume de fazer campanha e quem deve desculpas à sociedade é ele.

“Se é alguém que deve [desculpas] é o presidente Lula porque, como foi comprovado, foi um outro objeto atirado em mim e isso, inclusive, foi filmado e o presidente Lula sabe disso. Acontece que o presidente Lula não perde o costume. Ele continua fazendo campanha, talvez já tenha começado sua campanha [à Presidência] para 2014 e dizendo mentiras. Inclusive, muito pouco apropriadas para a figura de um presidente da República, mas ele não dá muita importância a isso. Veja o número de vezes que ele foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral”, respondeu o tucano, durante visita a Brasília.

Em entrevista inédita com blogueiros na manhã desta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que José Serra precisa se desculpar por ter inventado, segundo o presidente, uma agressão no episódio da “bolinha de papel”, ocorrido às vésperas da eleição presidencial, durante uma caminhada no Rio de Janeiro.

“Foi uma desfaçatez, eu perdi três eleições. Eu poderia ter perdido a quarta, quinta e jamais teria coragem de fazer uma mentira daquela”, afirmou. De acordo com Lula, a campanha tucana tentou culpar o PT e a violência no Rio pelo fato. “O Serra tem que pedir desculpa ao povo brasileiro. Ele não pode brincar com o povo deste jeito”, disse.

Na época, imagens mostraram a cabeça do então candidato à sucessão presidencial sendo atingida por um objeto que aparentava ser uma bolinha de papel. Serra, no entanto, afirmou ter sido atingido por outro objeto, mais pesado, que o teria machucado, e associou a suposta agressão aos militantes que faziam campanha para Dilma Rousseff.

O presidente citou o episódio após o final da conversa com os blogueiros, mesmo sem ter sido questionado pelos participantes. “Eu fiquei decepcionado porque tentaram inventar uma outra história. Tentaram inventar um objeto invisível e até agora não mostraram. Não precisa disso”, disse.

Lula já havia falado sobre o caso mesmo antes do inicio da entrevista aos bloqueiros: "quando terminar a entrevista, vou fazer uma bolinha de papel para jogar na cabeça de cada um de vocês para ver quem sai mais machucado”.

Mais contra-ataques

Serra respondeu ainda a mais dois assuntos levantados pelo presidente Lula durante a entrevista: a perda da abertura da Copa do Mundo em São Paulo e o acidente com um avião da companhia aérea TAM, em 2007.

Com relação às obras para a Copa de 2014, Lula disse que o governo do Estado de São Paulo deveria ter “brigado” mais para que a jogo de abertura fosse feita no estádio do Morumbi.

Serra disse que o que faltou foi o cumprimento das “promessas do governo federal”. “Muito pelo contrário, ele fez promessas e mais promessas, inclusive pro São Paulo [Futebol Clube], pro Morumbi e, na hora ‘H’ tirou o time. Os compromissos que competiam ao governo estadual, nós fizemos, e o que competia ao governo federal ficou só no trololó”, disse.


Já o acidente da TAM foi lembrado por Lula como o dia em que mais sofreu como presidente da República. "E o governador [José Serra] correu para ver o incêndio, e acho que eles pensaram: ‘agora sim pegamos o Lula e vamos trucidar’.

Para o peessedebista, o presidente demorou a reagir. “Eu era governador, eu fui ao local do acidente (...). O presidente Lula sumiu do mapa nas primeiras horas. Desapareceu, como faz sempre nas horas desagradáveis para depois ensaiar alguma coisa e vir, então, a botar a cara”, afirmou o tucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário