quinta-feira, 4 de novembro de 2010

QUEM TWITTA O QUE QUER...



SUDESTINOS Vs. NORDESTINOS

Recado aos Sudestinos

Tenho certeza de que a vasta maioria dos sudestinos que leram esse título se sentiu agredida por uma palavra absolutamente análoga à usual “nordestinos”. Isso sugere fortemente que as duas expressões sejam ofensivas, embora apenas uma delas esteja em uso corrente.

Em nome da reciprocidade, gostaria que essas duas expressões fossem colocadas em um mesmo nível e tornadas ambas coloquiais e despidas de qualquer resquício de ofensa. Caso isso seja impossível, minha sugestão é de que sejam ambas excluídas do dicionário e denunciadas como expressões chulas e ofensivas.

Gustavo Gollo
Publicado no Recanto das Letras em 02/07/2008
Código do texto: T1061766
língua de trapo

Internauta responderá por racismo e incitação pública de prática de crime



 OAB-PE vai à Justiça contra ofensas a nordestinos no Twitter
03/11/2010
A seção Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrar com uma representação criminal na Justiça de São Paulo contra a onda de ataques aos nordestinos divulgada por meio do Twitter após a eleição de Dilma Rousseff.
No domingo à noite — logo após o anúncio da vitória de Dilma, sobre o candidato demo-tucano, José Serra — usuários da rede de microblogs começaram a postar mensagens ofensivas aos nordestinos, relacionando o resultado à boa votação de Dilma no Nordeste.
A representação da OAB-PE é contra a estudante de Direito Mayara Petruso, de São Paulo, uma das responsáveis pelo início dos ataques.
Segundo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, Mayara deverá responder por crime de racismo (pena de dois a cinco anos de prisão, mais multa) e incitação pública de prática de crime (cuja pena é detenção de três a seis meses, ou multa), no caso, homicídio.
Entre as mensagens postadas pela universitária, há frases como: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.
“São mensagens absolutamente preconceituosas. Além disso, é inadmissível que uma estudante de Direito tenha atitudes contrárias à função social da sua profissão. Como alguém com esse comportamento vai se tornar um profissional que precisa defender a Justiça e os direitos humanos?”, diz Mariano.
Xenofobia na rede
Em julho deste ano, a seção pernambucana da Ordem já havia prestado queixa à Polícia Federal contra pelo menos dez usuários do Twitter, por mensagens ofensivas aos nordestinos após as enchentes na região.
“Essas redes sociais são meios de comunicação de alcance nacional, e crimes que ocorram nelas são de ordem federal. São ofensas que atingem a todos os nordestinos, existe um direito difuso aí sendo desrespeitado” completa Mariano, para quem o nível agressivo da campanha pela internet este ano, apesar de não justificar os ataques, pode tê-los estimulado.
No domingo, usuários do Twitter insatisfeitos com a vitória de Dilma começaram a postar frases como “Tinham que separar o Nordeste e os bolsas vadio do Brasil” e “Construindo câmara de gás no Nordeste matando geral”.
Como reação, outros usuários passaram a gerar uma onda de mensagens com “#orgulhodesernordestino”, hashtag que ficou entre os primeiros lugares no ranking mundial de temas mais citados no Twitter.
Com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário