sexta-feira, 16 de abril de 2010

As eleições e os pedágios: Serra tem posição


 225 Praças de Pedágio em SP implantadas em governos tucanos. Só o Governo Serra/PSDB implantou 82, Sendo 29 delas em 2009.

A questão dos pedágios não é nova. O "fenômeno" dos pedágios teve seu impulso importante no governo FHC, com a febre da privatização e a promessa de que a "competente" iniciatica privada tudo resolveria e o Brasil seria uma maravilha.
Quero lembrar aqui dos comunicadores da Rede Globo, que na época, interrompiam seus programas e começavam a discursar pela importância das privatizações e do bem que tais atos fariam ao país. 
Também podemos argumentar que os pedágios não são invenção tucana e que não foram implementados só pela direita.
Porém, vemos que os governos do PSDB/DEM/PMDB não só mantiveram o modelo de pedágios extorsivos do modelo neoliberal, como o defendem.
Eu, particularmente sou contra TODO tipo de pedágio. Todos os proprietários de veículos automotivos pagam o IPVA, imposto de circulação do automóvel, caminhão, etc, e não é barato. Tanto que na época do pagamento, algumas instituições financeiras anunciam linhas de crédito para ajudar!
Todavia, o modelo que foi implantado pelo governo Lula, marcadamente tem um preço menor. É só comparar.
Aqui no Rio Grande do Sul, onde o PMDB cercou todas as cidades de porte médio de pedágios abusivos, a atual governadora, Yeda/PSDB tentou renovar as concessões por 30 anos!
É certo que uma vez eleito, José Serra/PSDB, passará a executar em nível nacional, sua politica de pedagiamento extorsivo nas estrada federais.
Convido aos leitores que se informem dos valores dos pedágios paulistas, e da quantidade deles.
No Paraná, o PMDB fez o mesmo movimento e é absurda a quantidade e o valor que as concessionárias cobram.
Não por acaso, esta mesmas concessionárias investem fortunas em publicidade nos meios de comunicação, calando-os e evitando um debate real da sem-vergonhice deste negócio.

Entre muitos outros motivos, outubro dirá que tipo de modelo de pedágios em estradas o brasileiro quer.
Alguns menos avisados, ouvirão que os governos de esquerda mantiveram os pedágios uma vez no governo, mas omitem, criminosamente, que os contratos fechados pelo PSDB/PMDB são tão "amarrados" que custaria uma fortuna pornográfica ao Estado rompê-los!
A medida que os contratos vão terminando, cabe ao cidadão fazer a pressão democrática para não renová-los, e no limite, realizar outro, mais justo para com a população.
Por fim deixo um rápido vídeo onde José Serra/PSDB declara suas intenções em relaçao aos pedágios. O video fala por si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário