domingo, 18 de outubro de 2009

Vale: o tamanho de um escândalo

Não existe outra palavra senão “escandalosa” para definir a situação descrita na matéria de página inteira que O Globo publica sobre a disputa pelo controle da Vale. Não são necessários mais dos que alguns dados e frases contidos na matéria para que se tenha idéia da maneira que está sendo gerida a segunda maior empresa industrial brasileira, que detém 80% das reservas minerais de nosso país.

A primeira contatação é aquilo que vimos dizendo aqui: a ordem do Bradesco - que controla a empresa com menos de 10% do capital, e indicou como presidente da empresa, Sr. Roger Agnelli - é tirar tudo o que puder tirar, o mais rápido que puder tirar das jazidas de ferro brasileiras. A exportação, que em 2007, rendeu Us$ 13,7 bilhões (80% disso para a vale), pulou para US$ 22,8 bilhões.

A Vale, em razão do bom preço do minério, elevou em 20% (de 300 para 360 milhões de toneladas) sua expectativa de produção para este ano.Para aumentar o investimento em produção de minério, com baixo valor agrado, freou ou cancelou seus investimentos em siderurgia, para produzir aço e agregar valor ao minério.

Logo a seguir a gente vê que um negócio como o da mineração de ferro, que usa um recurso do subsolo - propriedade da União -, que causa danos ambientais enormes e que é feito com uma empresa que foiu praticamente doada pelo Governo paga menos impostos que o botequim da esquina da sua rua. Eles enchem a boca para dizer que deram milhões ao Governo em impostos, mas não falam que, para cada milhão que pagaram, 100 milhões embolsaram.

Mas a matéria não pára aí. Ficamos sabendo, por ela, que, para “acalmar” o Governo, o Bradesco - lembrem-se, dono de menos de 10% do capital da vale - estaria pensando em “dar a cabeça” de dois diretores ligados ao PSDB e ao Governo FHC! Então a Vale é uma empresa privadas, com nomeações “políticas”, só que da oposição?

Estamos reunindo todo este material. O senhor Agnelli poderá se furtar com quais critérios rege não apenas um patrimônio público abocanhado em condições suspeitas - pelo que sempre pode dizer que é passado - mas terá de dar contas do que fazer de uma concessão pública, que é o direito de explorar nossas riquezas minerais. Por pior que seja nosso atual Código Mineral - há uma nova proposta em dabete na Câmara, numa comissão de que faço parte - ele diz, no seu artigo 1: ” Compete à União administrar os recursos minerais, a indústria de produção mineral e a distribuição, o comércio e o consumo de produtos minerais”.

A Vale, portanto, terá de responder pelo que está fazendo.

matéria do blog Tijolaço.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário