sábado, 24 de outubro de 2009

Presidente da Sabesp admite que serviço da empresa é “inaceitável”

"Mea culpa"

Webdiário

Após o governador José Serra (PSDB) ter afirmado, em visita a Santana de Parnaíba, que a questão do saneamento é o "principal problema" dos municípios da região Oeste, o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, afirmou ontem que encara o quadro atual como "inaceitável".

A declaração foi feita um dia após o anúncio da criação da Frente de Prefeitos da Região Oeste contra a Sabesp, que une os prefeitos Emidio de Souza (PT-Osasco), Rubens Furlan (PMDB-Barueri), Silvinho Peccioli (DEM-Santana de Parnaíba), Sergio Ribeiro (PT-Carapicuíba), Ruth Banholzer (PT-Itapevi), José Carlos Alves "Bananinha" (PT-Pirapora do Bom Jesus) e Braz Paschoalin (PSDB-Jandira).

Gesner participou ontem da 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico, promovida pela prefeitura de Osasco para debater a democratização dos serviços de água e de esgoto na cidade. "Essa situação [do saneamento] é inaceitável e, por isso, estamos trabalhando para melhorá-la. Ainda há muito por fazer", admitiu o presidente durante a conferência.

Em entrevista coletiva, ele comentou as críticas dos prefeitos à má qualidade dos serviços prestados pela Sabesp e também falou sobre a possibilidade dos sete prefeitos da Frente romperem conjuntamente os contratos de concessão com a Sabesp, caso não sejam atendidos em suas reivindicações. "Respeito muito a opinião de todos os prefeitos. Vamos manter o diálogo e tenho certeza que chegaremos a um entendimento", afirmou. "Acompanhei o conjunto das manifestações e acho que é normal haver pleitos, expectativas e discussão", amenizou.

Embora os prefeitos da região tenham sido responsabilizados pelas ineficiências do sistema de saneamento local, em série de entrevistas realizada pela Rede Globo, Gesner disse que não é correto "procurar culpados" para os problemas, mas sim buscar a solução. Ele avaliou que houve "negligência de todos" na questão, o que inclui a própria Sabesp, as prefeituras, a sociedade e o governo do Estado. A Sabesp é a concessionária dos serviços e, logo, a responsável pela distribuição da água e pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto.

"Não há disputa da Sabesp versus prefeituras. A empresa está do lado dos prefeitos, não dá pra colocar prefeito contra a Sabesp", contornou o presidente, que garantiu que vê "com muito otimismo" a criação da Frente de Prefeitos.

Compromissos assumidos
Gesner assegurou que vai participar da visita solicitada pela Frente à Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri, que deve ser realizada nos próximos dias, com a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores e imprensa.

Além disso, ele anunciou que a Sabesp vai apresentar o relatório de sustentabilidade de 2009 em audiência pública, no dia 29 de outubro, às 8h30, no Circo-Escola São Remo (Butantã). Gesner também disse que conversou com o prefeito Emidio e colocou-se à disposição para participar de audiência pública na Câmara de Osasco.

O presidente falou que vai discutir com os prefeitos medidas que podem ser tomadas em conjunto para elevar o nível de adesão das ligações de esgoto e "atacar a questão do lixo". Já sobre a poluição do rio Tietê, ele disse que tem certeza que "os prefeitos estão aflitos pela mesma razão que nós [Sabesp] estamos aflitos".
Monopólio da água
Gesner rebateu as afirmações do prefeito Rubens Furlan, que considera as cidades da região "reféns da Sabesp", já que ela detém o "monopólio das águas" através do controle das represas e bacias. Para o presidente, não existe monopólio, pois existem empresas privadas que oferecem os mesmos serviços. "A Sabesp é uma empresa que compete e temos a consciência de que devemos prestar um bom serviço", respondeu.

Prefeito Emidio diz que redução da mortalidade infantil depende da Sabesp
Durante a abertura da 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico, realizada ontem no Centro Universitário Fieo, o prefeito Emidio destacou que é fundamental a aceleração do cronograma de obras da Sabesp para que a prefeitura possa atingir as metas do Projeto Osasco 50 Anos. Ele citou, por exemplo, que somente com a universalização dos serviços de saneamento será possível reduzir os índices de mortalidade infantil.

"Nos preocupa ver o cronograma só para 2018, pois é um tempo largo demais. Falo isso em nome do povo de Osasco e das milhares de crianças que têm o direito de viver, e não de morrer por brincar nos esgotos", frisou o prefeito, dirigindo-se ao presidente da Sabesp.

Emidio falou que é "inconcebível" o fato da zona Norte "praticamente inteira" não possuir cobertura e nem afastamento de esgoto, e destacou que os índices de tratamento da região são muito inferiores aos índices do restante do Estado. "A Sabesp não tem cumprido com as metas que ela mesma fixa, apesar de sua imensa capacidade para tomar empréstimos estrangeiros", alfinetou. "Espero que não precisemos esperar até o final do contrato de concessão [em 2029] para vermos os resultados dessa política", disparou.

Também participaram da abertura da Conferência, além de Gesner, o deputado estadual Marcos Martins (PT), o sociólogo Rodrigo Massati, o representante do Unifieo José Martins Filho e o coordenador de Combate às Enchentes Delcides Regatieri, organizador do evento.



Patrícia Maciel de Souza Pereira

EU QUERO UM MUNDO MELHOR!
EU PARTICIPO DA AGENDA 21.
www.agenda21litoralnortesp.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário