quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Nossos neo liberais são mais neoliberais que os deles 2


Dos jornais brasileiros, não preciso falar, vocês viram. Alguns trataram uma mísera taxação de 2% nas aplicações de capital estrangeiro em especulação com juros ou com a bolsa como um confisco, uma monstruosidade. “Empresas perdem X bilhões em um dia”, “Investidores vão fugir”, atc, etc… Você já viu este “fim de mundo” antes e o mundo não acabou.

Já os jornais estrangeiros, especialmente os econômicos, não estavam nem aí. Ao contrário. Já cedo a BBC destacava em seu site a matéria do Financial Times, dizendo que o Brasil, com a entrada maciça de dólares, “estava sendo vítima de seu próprio sucesso” e dizia que até punham pouca fé que essa taxação pudesse acabar com a corrida por aplicações no Brasil.

Vejam só o texto da BBC:

“No artigo mais noticioso (do Financial Times), que ganha espaço na primeira página, afirma que, “se o governo está tentando conter o avanço estável do real em relação a outras moedas com a taxa de 2%, muitos estão céticos quanto à hipótese de dar certo”.

É que, diante das boas perspectivas para o país, a atração de capital externo tem crescido a passos largos. “O Brasil se tornou vítima de sua própria resistência à crise”, diz o correspondente do jornal em São Paulo.

No momento em que grande parte do mundo ainda sofre com os efeitos crônicos da recessão, o país “deu os ombros” para a crise e está “voltando rapidamente para um forte crescimento”, afirma o diário.

Como explicou um analista, citado em uma segunda matéria, com a taxa o governo brasileiro “está lutando contra todo o mercado”. “Todo mundo quer estar no Brasil neste momento”, disse, ao jornal.

Mas nossos editores e comentaristas, muito sabidos, preferiram descrever a beira do precipício. Este blog, que é também muito simplório, prefere repetir o que vem sendo escrito, toda hora: “eles não vão fugir de onde ganham muito dinheiro”.

Mas nossos ultra-extra-superneoliberais, campeões olímpicos da liberdade do capital não querem nem saber se continua sendo lucrativo (e muito) investir no Brasil. Importante, mesmo, é não cometer a heresia de cobrar impostos do capital. Imposto só é pra salário e pra consumidor, onde já se viu!

do blog de brizola Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário