quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ubatuba participa da 1ª Conferência Regional de Comunicação

Com a participação de mais de 50 pessoas, vindas de sete cidades, a 1ª Conferência Regional de Comunicação – Confecom Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, sediada em Jacareí, definiu cerca de 20 propostas a serem apresentadas na etapa estadual e, posteriormente, na nacional. A Confecom contou com representantes de Jacareí, Taubaté, Ubatuba, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Cachoeira Paulista e São Paulo.

Realizada no sábado, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a Confecom teve como tema geral “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”. Após uma breve apresentação dos subtemas -- “Mídia e Educação”, “Mídias Comunitárias e Populares”, “Democratização da Comunicação” e “Controle Público” --, os participantes foram divididos em grupos para discutir e formular as propostas.

Entre os destaques, foi aprovada por unanimidade uma moção de repúdio ao governo estadual, por não ter convocado a Conferência – coube à Assembleia Legislativa fazer a convocação. “Os atuais governos do Estado e da capital demonstram total falta de compromisso para com a conferência nacional, convocada pelo presidente Lula”, comentou Ed Trawtmam, integrante da comissão organizadora da Confecom, por parte do Sindicato dos Jornalistas – Regional Vale do Paraíba.

O secretário de Comunicação da Prefeitura de Jacareí, José Donizeti Pires de Albuquerque, ressaltou a implantação do Jacareí Digital em sua explanação sobre democratização da comunicação. “Já iniciamos a democratização do acesso à internet e iremos dar início à expansão do serviço para mais regiões da cidade”, explicou o secretário -- o projeto Jacareí Digital também foi motivo de uma moção de congratulação aprovada na Confecom, com o intuito de que a iniciativa de Jacareí seja replicada em outros municípios. Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, José Augusto Camargo, este debate é fundamental para que o cidadão seja o agente da comunicação, e não o objeto.

Todas as propostas convergem, basicamente, para a elaboração de políticas públicas de comunicação. Referindo-se à Lei de Imprensa e à regulamentação da profissão de jornalismo, a estudante de Jornalismo da Unitau (Universidade de Taubaté), Júlia Martin da Cruz, comentou sobre a importância da discussão de se rever a legislação, que é originária da ditadura militar. “É importante que as leis sejam trazidas para a realidade de hoje, e também que os acadêmicos participem mais, porque seremos nós que viveremos a consequência dessa discussão.” Já a moradora do Jardim Paraíso, Avani Julia da Silva, destacou a importância da participação da comunidade nesse debate. “A gente fica por dentro de assuntos novos e tem mais informação para ajudar as outras pessoas”, explicou Avani.

“A Confecom é importante para abrir o debate sobre que tipo de comunicação o cidadão espera ter, e dessa forma levaremos essa discussão para a Conferência Nacional”, ressalta Elisabeth Carlos da Motta, de São José dos Campos. Ela ainda ressaltou que Jacareí é um exemplo de cidadania no Vale do Paraíba por conta da implantação da internet gratuita aos moradores. Para Adriano Sestaria, da Fundação João Paulo II de Cachoeira Paulista, a Confecom é uma oportunidade de a sociedade expor suas ideias sobre comunicação.

O evento foi realizado pela Comissão Pró-Conferência de Comunicação do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, com apoio da Prefeitura de Jacareí, Sindicato dos Jornalistas - Regional Vale do Paraíba e do Departamento de Comunicação da Unitau.

Vale destacar que um dos participantes da mesa de abertura, o professor da UNITAU, Marcelo Pimentel, foi aluno da EE. Deolindo de Oliveira Santos, fato este que nos dá muita satisfação por saber que ex-alunos de nossas escolas tem relevante participação em movimentos sociais como esse.

Rui Grilo – ragrilo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário