quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A maior árvore do mundo.


General Sherman, assim conhecida a maior do mundo, está localizada nos EUA,Sequoia National Park, Serra Nevada, Califórnia, exuberante obra da mãe natureza, aproximadamente 84 metros de altura , mais de 2000 anos de existência. Acredito que é impossível até de se imaginar suas profundas raízes, da seiva  e dos nutrientes necessários para que crescesse de maneira tal.

Deslubrante, sem dúvida uma beleza rara. Gostaria que esse texto não tivesse analogia com o que será tratado nesse post; infelizmente, impossível.

É invisível, ou até mesmo visível para muito poucos, a verdadeira maior árvore do mundo, o Capitalismo...
 De tamanha altura que apenas os que estão em seu topo podem se deliciar com os frutos mais saborosos. Sua seiva é feita de seres humanos, raízes que sugam o trabalho de homens e mulheres, impondo a imagem de que são humanitários quando tão somente visam a produção máxima, a otimização dos processos lucrativos, dando em troca a "evolução" da raça humana, tecnologia, ciência e tudo que julgam ser necessário para manter-nos vivos, não pensando em visar a qualidade de vida ou de trabalho, mas para sermos resistentes, fortes, com saúde, afinal formamos a manivela que move o sistema explorador.
 
Descarta tudo que é desnecessário, observe, se ainda houvesse trabalho escravo hoje, imagine o quanto se gastaria para manter um homem trabalhando, alimentação, remédio, moradia, vestimenta; dando tudo que se fizer pertinente a sua sobreviência, um custo consideravelmente absurdo de um só "trabalhador", a solução foi, liberte-os dê a eles um salário mínimo, haverão de comprar o que precisarem da forma que acharem melhor. A máquina Capitalista está a todo vapor, tragando a quem possa tragar, marginalizando, deixando o contraste da divisão de classe, tratando o pobre com preconceito e migalhas dos frutos do topo da árvore.

Texto de Marcelo Saraiva Leite, estudante do curso de contábeis pela FAFIPA.
Retirado do blog Rabisco literal. http://rabiscoliteral.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário