sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Prostituição infantil em Ubatuba

            “...estamos próximos da temporada de verão e com grandes problemas quanto ao aumento de mendigos que não param de chegar, sem falar nas drogas e na prostituição infantil que tem se alastrado de forma anormal dentro do município.”

                   Anderson J. Rodrigues Tato

O texto do Tato é oportuno porque chama a atenção para um problema muito sério que a sociedade não vê ou faz que não vê, como se fosse um problema de outros municípios. É um problema sério, delicado e muito difícil de enfrentar, necessitando de maior capacitação por parte daqueles que estão mais diretamente relacionados à solução do problema.

Para isso, a Fundação Telefônica, em parceria com outras entidades vem desenvolvendo um curso muito bom na modalidade de ensino à distância e sem qualquer ônus para os que quiserem participar, a não ser se dedicar algumas horas para assistir os programas, ler os textos e realizar as avaliações. 

http://acaoprotecao.org.br/users/home

O objetivo do curso é propiciar e fortalecer ações para o enfrentamento da violência sexual em municípios do Estado de São Paulo . Durante o decorrer das atividades, a situação de cada região será avaliada em conjunto com os atores que atuam no atendimento de crianças e adolescentes. Assim, o trabalho será desenvolvido em rede, com foco na implementação de Planos Municipais de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, contribuindo para a melhoria das políticas públicas locais.”

Para isso, propõe maior interação entre os diferentes profissionais ou voluntários que atuam na proteção de crianças e adolescentes, formando uma rede integrada e que demanda diferentes abordagens: sociológicas, psicológicas, jurídicas, educacionais...

Aqui, em Ubatuba, os participantes do curso deliberaram se encontrar no Projeto Tamar, uma vez em cada módulo, para discutirem e aprofundar os conteúdos.

Está sendo bastante interessante porque são profissionais de diferentes instituições e que encontraram nesse espaço um local para discutir a própria atuação e formas mais eficazes de enfrentar os problemas, com apoio, à distância, de profissionais renomados e com grande experiência.

Além desse espaço, o próprio site garante o acesso a diferentes materiais e a interação com profissionais de outras cidades.

O fato negativo é que apenas um dos conselheiros tutelares está participando e sabemos que conhecimento  e formação nunca é demais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário