sexta-feira, 2 de julho de 2010

Dilma: governo cogita dois novos trechos para trem bala

Gustavo Uribe, Agência Estado

"A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou hoje que as obras de implementação do trem de alta velocidade que ligará São Paulo a Campinas (SP) e ao Rio de Janeiro devem ter início em 2011 e antecipou que o governo federal já estuda a expansão da linha para dois novos trechos, previstos no Plano Nacional de Viação. "A obra deve começar em 2011 e, além desse trem, o governo estuda dois novos trechos: de Campinas a Belo Horizonte e de Campinas ao Triângulo Mineiro."


Ontem, o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a dar início à licitação para a concessão do serviço de transporte. A previsão é de que o edital seja publicado na semana que vem. "A licitação deve acontecer em outubro ou novembro", disse a petista, em entrevista à Rádio Central AM de Campinas, onde cumpre agenda hoje.

A presidenciável defendeu também a utilização do aeroporto de Viracopos como alternativa para aliviar o excesso de passageiros nos terminais da região metropolitana de São Paulo. Dilma lembrou que, diferentemente dos aeroportos de Cumbica e Congonhas, o de Viracopos tem áreas ao redor que possibilitam a construção de terminais em caso de sobrecarga. "Vai ser um dos maiores aeroportos do País. Não é tão distante e será interligado, por meio do trem de alta velocidade, às duas maiores cidades do País: São Paulo e Rio de Janeiro."

Dilma antecipou que, até 2013, o governo federal irá investir R$ 870 milhões na expansão de Viracopos. A presidenciável não excluiu, contudo, a possibilidade de o Ministério da Defesa oferecer à iniciativa privada a concessão de um terceiro aeroporto na região metropolitana.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário