quinta-feira, 1 de julho de 2010

Bode na Sala

Contribuição do companheiro João Rocha, de Caraguatatuba 

Diz uma estória que os empregados do setor de uma empresa começaram a reclamar de várias coisas: o espaço na sala; ventilação; cafezinho, etc. E passaram a pressionar a gerência com uma lista de reivindicações.  Passados alguns dias, o gerente avisou que tinha que colocar um bode num canto da sala por alguns dias. E assim o fez.  Daí em diante, os funcionários começaram a discutir e reclamar do bode, do cheiro, etc. . Não falavam mais das melhorias na sala. 
Portanto, quando se quer escamotear uma discussão, desviar a atenção de um fato,  cria-se outro igual ou mais importante menos comprometedor. Daí a expressão “Bode na Sala”
Observando os últimos acontecimentos nos Estados Unidos, está me cheirando “bode na sala”. O acidente com a plataforma de petróleo no Golfo do México é um dos maiores da história, com conseqüências imprevisíveis para o meio ambiente e a fauna. Isto ocorre no momento que o império está desgastado devido a crise econômica que afetou a economia de quase todo o mundo e continua fazendo estragos na Europa, notadamente na Grécia.
Por coincidência foi alardeado a tentativa terrorista frustrada de explodir o Squarem Guard.  E, criou nos Estados Unidos,  uma situação de medo. as atenção estavam voltadas para esse fato. Pouco tem visto e ouvido sobre o derramamento de óleo no mar.
A pergunta que fica é: o alvo da Al Kaeda  seriam cidadãos comuns dos Estados Unidos ? Se foram bem sucedidos em operações muito mais complexas como a torres  gêmeas, falhariam numa operação mais simples?   As tentativas terroristas não seriam “bode na sala" ? Colocado pela CIA ?
A Copa do Mundo de Futebol na África veio a calhar. As atenções do mundo estão  voltadas para  a  África do Sul. O vazamento  de petróleo continua.
João Rocha
 Caraguatatuba - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário