quinta-feira, 3 de junho de 2010

Contramaré em Ubatuba - Coluna do Fernando Pedreira

Olá amigos
Foi uma semana corrida, deveria ter enviado a continuidade de nossas matérias no sábado, porém muitas coisas aconteceram. Coisas que geraram comentários nossos que escrevemos para o Maranduba News e que reproduziremos para Vocês.
Por esse motivo não falaremos dos projetos do PDTR, mas daremos seqüência na próxima semana. 
YES WE CAN

Participamos da Excursão patrocinada pelo Sebrae de Ubatuba ao 5ª Salão de Turismo – Roteiros do Brasil desta vez no Anhembi – São Paulo.
Estavam presentes os Senhores Luiz Felipe Secretário de Turismo, Alfredinho jovem empresário e Presidente da Associação Comercial de Ubatuba e Pedro Paulo Presidente do Conselho Municipal de Turismo. Estes sensibilizaram os participantes para a importância da Feira e do Turismo em nossa Cidade, além de procurarem parcerias para o nosso turismo, o que nos deixa pouco a vontade para externar nosso, diríamos, desapontamento naquela que é a maior feira de Turismo do Brasil.

Porém precisamos dividir com os leitores essa frustração, esse sentimento de incapacidade, esse sentimento de culpa, esse sentimento de inferioridade, não consigo carregar sozinho esse fardo.
Inicialmente fomos levados pela simpática monitora do Sebrae a visitar o Stand onde estavam os roteiros de nosso Estado, e lamentavelmente nós, o Circuito Litoral Norte, estava ausente.
Lá estavam os boxes dos seguintes Roteiros:

CIRCUITO TURÍSTICO DA MANTIQUEIRA
CIRCUITO TURISTICO COSTA DA MATA ATLANTICA
CIRCUITO TURISTICO RELIGIOSO
ROTEIROS TURISTICOS DA REGIÃO SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO
CIRCUITO TURISTICO DAS ÁGUAS PAULISTA
CIRCUITO TURÍSTICO DO VALE HISTÓRICO
CIRCUITO TURISTICO CAMINHOS DO CENTRO OESTE PAULISTA
E Circuito Litoral Norte não estava, a alegação dos monitores do Sebrae é que faltava formatar o nosso Roteiro.
Os que estavam presentes contavam com rico material inclusive um DVD, fantástico.
Segundo alguns integrantes do nosso grupo, havia sim um stand do Litoral Norte, porém muitos também não o encontraram.
Vi notícia no Jornal Imprensa Livre que Ilhabela estava presente, porém também não a vimos.
Em contrapartida vimos Paraty, Angra e Búzios.
Participamos de várias feiras anteriores a essa e também algumas promovidas por outros órgãos como a Adventury Sport Fair, e Jornadas do Turismo Paulista e sempre lá estava o Circuito ou a Vertente Oceânica Norte, na maioria delas estava sim ausente a nossa Ubatuba, e lutamos muito para que isso não acontecesse, como Conselheiro Regional e Vice Presidente do Conselho Municipal de Turismo, infelizmente por esse e outros motivos deixamos de participar.
Consultamos então o Guia Roteiros do Brasil 2010 (o oficial da feira) e dentre os 94 motivos para viajar pelo Brasil encontramos nossa Cidade, juntamente com as outras três, (Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba) no Roteiro da “Cidade de São Paulo”, apenas uma pequena lembrança, sequer como se faz para chegar lá. Nada a ver.
No Guia de Pacotes Turísticos 2010 da BRAZTOA Associação Brasileira de Agências de Viagens nenhuma das quatro.
Havia também uma revista da Folha de São Paulo Turismo, Edição Especial do Salão de Turismo, e somente Ilhabela é lembrada.
Estes serão os guias 2010/2011 que orientarão o Turismo no Brasil, aqui e no mundo através da Embratur. Ficamos de Fora.
Por que me pergunto, resultado da falta de entrosamento político? Resultado de políticas públicas equivocadas? Ou falta de interesse no desenvolvimento Sócio Econômico da nossa Cidade, pois as outras contam com outros meios de sobrevivência. Alguns poderiam dizer que estamos parados, Nós diríamos que cavalgamos para trás muitos anos.
Ao ver tantos investimentos nessa área presumimos que existem resultados e retorno certo, ao vermos as Cidades como Paraty, Angra e Búzios pensamos YES WE CAN, mas é preciso lembrar também de que QUEM SABE FAZ A HORA, e divido com todos essa responsabilidade que me tira o sono.
Estamos fora do Mapa Turístico do Brasil, nossa única forma de colocar comida no prato da população Ubatubense.

Fernando Pedreira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário