quinta-feira, 8 de abril de 2010

Não deu no JN. Aposentados: pré-acordo eleva reajuste 7,71%

Base governista e representantes da categoria fecham entendimento para aprovar percentual mais alto

Fábio Góis, Congresso em Foco



Deputados e senadores chegaram a um pré-acordo para elevar o percentual de reajuste concedido aos aposentados, por meio da Medida Provisória 475, em vigor desde janeiro. Como ficou acertado em reunião encerrada há pouco na liderança do governo no Senado, ao contrário dos 6,14% definidos na MP, o valor seria de 7,71%, com efeito retroativo a 1º de janeiro deste ano. Para que seja alcançado o percentual, no entanto, os senadores da base governista – que havia oferecido aumento para 7% –, maioria absoluta no Senado, devem aceitar o acordo.

“A Câmara já chegou a 7%, mas para dar 80% do PIB [Produto Interno Bruto] temos de chegar a 7,71%. A diferença nem é tão grande, mas a partir daí já temos uma decisão conjunta da Câmara e do Senado”, anunciou o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), primeiro a deixar a sala da liderança.

Participaram da reunião, além do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), e dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Ideli Salvatti (PT-AC), os deputados Paulinho da Força (PDT-SP), Rodrigo Rolemberg (PSB-DF) e Júlio Delgado (PSB-MG) e o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Martins Gonçalles.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário