sexta-feira, 9 de abril de 2010

Governo Lula é aprovado por 92% dos jornalistas. Como assim?

“O estudo “A cabeça do jornalista: opiniões e valores políticos dos jornalistas no Brasil” mostra que o governo Lula tem aprovação de 92% dos profissionais de imprensa. A pesquisa foi realizada com 212 jornalistas de mais de 70 veículos distribuídos em 42 municípios de 23 estados e revela que há uma contradição aguda entre o que pensam os profissionais do setor e as opiniões que emitem na maioria dos veículos de comunicação onde trabalham.

Das três, uma: ou a pesquisa abordou apenas jornalistas que não trabalham na grande imprensa; ou os jornalistas gostam de mentir em pesquisas ou o que eles pensam não influencia na decisão de seus editores. Não há alternativas que expliquem o fato da maior parte dos grandes veículos de comunicação do país serem críticos ferrenhos do governo enquanto "92%" dos jornalistas avaliarem bem este mesmo governo que dia sim e no outro também é bombardeado pela grande mídia com textos negativos.

A contradição permanece inexplicável no fato dos entrevistados também avaliarem que a imprensa faz uma cobertura justa do governo. Para 45% deles, a mídia é adequadamente crítica, contra 34% que a consideram complacente e 18%, crítica em excesso.

O estudo também avaliou a percepção dos jornalistas sobre a atuação do Congresso Nacional: 73% dos pesquisados consideram o trabalho desenvolvido pelos parlamentares como ruim ou muito ruim.

O levantamento avaliou o posicionamento político dos profissionais de imprensa do País. 52% declararam preferência pela esquerda ou centro-esquerda, contra 23% de centro e 12% de centro-direita ou direita. 13% preferiram não se posicionar.”

by; Brasil, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário