quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Terremoto causa grande destruição no Haiti e atinge missão brasileira


Presidente Lula está preocupado com os brasileiros no Haiti


O Presidente Lula conversou com o chanceler Celso Amorim por telefone na noite desta terça-feira a respeito do forte terremoto que atingiu o Haiti, onde vivem diversos brasileiros, principalmente os militares integrantes da missão de paz da ONU no país, liderada pelo Brasil desde 2004.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores, o presidente Lula está "muito preocupado" com a situação dos brasileiros e do povo haitiano em geral e aguarda informações mais concretas para definir quais providências serão tomadas.

Não há confirmação sobre vítimas. O terremoto atingiu 7 graus de magnitude, conforme a medição do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), e provocou diversos desabamentos, segundo testemunhas. O contato com o Haiti, por telefone, é difícil.

O terremoto provocou a emissão de um alerta de tsunami para partes do Caribe, informou o Centro de Alerta para Tsunamis no Pacífico. "Tudo começou a sacudir, as pessoas estavam gritando, as casas começaram a cair é o caos total", afirmou um repórter da agência Reuters. "Vi pessoas sob os escombros, e pessoas mortas", acrescentou.

O Haiti é o país mais pobre do Hemisfério Ocidental. O Brasil comanda a força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1.300 homens na região. O Ministério da Defesa informou, por meio da assessoria, que houve danos materiais em instalações brasileiras no Haiti, com prováveis feridos, mas não havia registro de mortos no primeiro relato enviado nesta noite sobre o terremoto.

Segundo o embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Alcide Joseph, o presidente do país, René Preval, e a primeira dama, Elisabeth Debrosse Delatour, estão a salvo. "Todos estão totalmente aterrorizados e atônitos", disse Henry Bahn, funcionário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em visita ao Haiti. "O céu se tornou cinza para o povo".

O epicentro do terremoto foi em terra, a 15 km do sudoeste da capital Porto Príncipe, e também foi sentido com força em grande parte da República Dominicana, que divide com o Haiti a Ilha Hispaniola. Dezenas de pessoas saíram de suas casas aos gritos em Santo Domingo, capital do país.

Após o tremor, O Centro de Alerta de Tsunamis do Oceano Pacífico emitiu um alerta de tsunami. Segundo um boletim oficial, o alerta inclui Haiti, Cuba, Bahamas e República Dominicana.

Escombros

Bahn disse que caminhava em direção a seu quarto de hotel quando a terra começou a tremer. "Somente segui meu caminho, e ia batendo contra o muro", relatou. "Escutei um ruído alto e gritos a distância".

O funcionário disse que várias pedras caíram por todo o lugar, e se surpreendeu ao ver um barranco onde há pouco via várias casas. "Agora é só um montão de muros derrubados, escombros e arames farpados", disse.

Ajuda

O embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Joseph, pediu nesta terça ajuda internacional para atenuar os danos materiais e humanos provocados pelo forte terremoto que atingiu o país.

Em entrevista concedida à rede de televisão CNN, o embaixador disse que as consequências do terremoto pode ter tido proporções "catastróficas" e, dada a pobreza do país, pediu ajuda internacional.

"Definitivamente, peço a ajuda dos EUA", disse o embaixador, que parecia emocionado na entrevista. "A única coisa que posso fazer agora é rezar e confiar em que o pior não aconteça", completou.

Segundo medição preliminar do USGS, o terremoto teve 7 graus de magnitude e aconteceu a cerca de 10 km de profundidade, a 22 km da capital haitiana, Porto Príncipe, que tem mais de 1 milhão de habitantes. Há dezenas de mortos e feridos sob os escombros, que bloquearam estradas na cidade, ainda de acordo com a agência de notícias Reuters.

A agência Associated Press informou que um hospital desmoronou em Petionville, perto da capital, e que pessoas estavam gritando por socorro. Outros prédios também foram danificados. Meios de informações locais, citados pela agência France Presse, informaram que o palácio Presidencial desabou.

Um funcionário local para o programa norte-americano Food for the Poor informou ter visto a queda de um prédio de cinco andares em Porto Príncipe, disse à Reuters a porta-voz do grupo, Kathy Skipper.

O forte terremoto foi sentido com grande intensidade na vizinha República Dominicana, disseram autoridades. O instituto sismológico de Santo Domingo disse que o terremoto teve uma magnitude de até 6,8 graus nas áreas mais afetadas, segundo a imprensa dominicana.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que "seus pensamentos em orações" estavam com o povo do Haiti. "Estamos monitorando a situação de perto e estamos prontos para ajudar as pessoas do Haiti".

Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário