quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A História dos Gabirus

Francisco Solano de Lima - João Pessoa - PB

Em Pernambuco, entre 1840-48, Gabirus era o apelido dado aos representantes das oligarquias conservadoras daquele tempo. Praeiros era o apelido dado aos liberais que formavam a linha mais radical do Partido Liberal.

De um lado, o jornal Diário Novo, situado na Rua da Praia, de onde vem o nome Praeiros, jornal do Partido Liberal. Do outro lado, os conservadores apelidados de Gabirus, no jornal Diário de Pernambuco (ou Diário Velho).

Em 1848 a luta política entre os Gabirus (conservadores) e os Praeiros (progressistas) chegou ao ponto máximo. Resultou num conflito armado, a chamada "Revolução Praeira", na qual os liberais foram derrotados pelas armas. Entre os praeiros, nomes do quilate de Nunes Machado, Pedro Ivo, João Roma, Luiz Roma, e outros.

Portanto, a história mostra que gabiru é um nome que vem de longe e tem muita tradição. Mas, atualmente, do ponto de vista da dialética da história, uma lista poderia ser feita para representar uma versão atualizada dos antigos gabirus. Com certeza seria uma longa lista, porque o cordão dos gabirus cada vez aumenta mais.

Poderíamos aqui citar qualquer Estado brasileiro, mas, para não sair do contexto desta história, tomemos como exemplo o nosso querido Pernambuco. Acredito que em se tratando de políticos pernambucanos, os nomes mais adequados sejam: Raul Jungmann (PPS/PE), Roberto Freire (PPS/PE), Marco Maciel (DEM/PE), Sergio Guerra (PSDB/PE), Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE).

Alguns amigos, cidadãos e eleitores pernambucanos me dizem que instituiram o Prêmio Gabiru, do ano 2009, que foi dado por mérito coletivo para: Raul Jungmann (PPS/PE), Roberto Freire (PPS/PE) e Sergio Guerra (PSDB/PE), atual presidente nacional dos tucanos, antigo "anão do orçamento".

Em nível internacional, Raul Jungmann (PPS/PE) foi escolhido por mérito por ter sido um dos observadores internacionais da farsa eleitoral em Honduras. Pelo desempenho que teve recebeu o Prêmio Brucutu, do ano 2009.

Postado por Glória Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário