sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que se encontra em Cancun, no México, telefonou para sua assessoria, em Brasília, quando tomou conhecimento de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 4,31% no ano passado, conforme divulgou hoje (13) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Abaixo, portanto, do centro da meta de 4,5%.

Meirelles ressaltou que o Brasil cumpriu a meta de inflação pelo sexto ano seguido, e disse que a inflação sob controle representou “previsibilidade” para a economia, com consequente aumento do nível de investimento. Isso, no seu entender, permitiu crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de 5% ao ano - mais que o dobro do PIB no período recente.

Meirelles afirmou ainda que a inflação sob controle “criou condições para o aumento da renda dos trabalhadores e variação vigorosa do nível de empregos”. Acrescentou também que “o Brasil iniciou a segunda década do Século 21 com respeito internacional e com perspectiva de crescimento sustentado por longo tempo, que será marcado com uma redução substancial das desigualdades sociais”.


Postado por Glória Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário