quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Inadimplência cai, mas bancos sobem juros.



Embora o Banco Central tenha registrado que, pela primeiravez desde setembro do ano passado, tenha caído a taxa de inadimplência das pessoas físicas, os bancos aumentaram ainda mais os juros do cheque especial. A taxa média está em 162,7, contra 8,5% ao ano da taxa Selic. Você vai ver aí do lado que todos os bancos cobram caro, mas é enorme a diferença entre o que cobram os bancos privados e a taxa dos bancos públicos. Se você considerar uma taxa de 7 pontos mensais, um ponto de diferença para mais ou para menos significa 16% por cento de variação.

Entre as empresas, o panorama é pior. A inadimplência não caiu, subiu. E as diferenças das taxas cobradas pelos bancos é ainda mais gritante. O desconto de duplicatas, por exemplo, varia, entre os grandes bancos, dos 1,7% do Banco (público) do Nordeste - no BB é de 2,09% e na Caixa, 2,45% - até os 3,22% do Bradesco e os 3,45% do Itau. Há taxas menores, mas de bancos pequenos, com carteiras de clientes muito pequena ou focada. Veja, neste caso, que os juros do Itau são o dobro dos do BNB.

Os dados são oficiais, do BC, e podem ser consultados aqui. deviam ser é afixados obrigatoriamente em todas as agências bancárias, para as pessoas poderem usar o sagrado “livre mercado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário