domingo, 28 de agosto de 2011

Corrupção: endemia política



A política brasileira sempre se alimentou do dinheiro da corrupção. Não todos os políticos. Muitos são íntegros, têm vergonha na cara e lisura no bolso. Porém, as campanhas são caras, o candidato não dispõe de recursos ou evita reduzir sua poupança, e os interesses privados no investimento público são vorazes.

Arma-se, assim, a maracutaia. O candidato promete, por baixo dos panos, facilitar negócios privados junto à administração pública. Como por encanto, aparecem os recursos de campanha.
Eleito, aprova concorrências sem licitações, nomeia indicados pelo lobby da iniciativa privada, dá sinal verde a projetos superfaturados e embolsa o seu quinhão, ou melhor, o milhão....


Para uma empresa que se propõe a fazer uma obra no valor de R$ 30 milhões – e na qual, de fato, não gastará mais de 20, sobretudo em tempos de terceirização – é excelente negócio embolsar 10 e ainda repassar 3 ou 4 ao político que facilitou a negociata.

Conhecemos todos a qualidade dos serviços públicos. Basta recorrer ao SUS ou confiar os filhos à escola pública. (Todo político deveria ser obrigado, por lei, a tratar-se pelo SUS e matricular, como propõe o senador Cristovam Buarque, os filhos em escolas públicas). Vejam ruas e estradas: o asfalto cede com chuva um pouco mais intensa, os buracos exibem enormes bocas, os reparos são frequentes. Obras intermináveis...

Isso me lembra o conselho de um preso comum, durante o regime militar, a meu confrade Fernando de Brito, preso político: "Padre, ao sair da cadeia trate de ficar rico. Comece a construir uma igreja. Promova quermesses, bingos, sorteios. Arrecade muito dinheiro dos fiéis. Mas não seja bobo de terminar a obra. Não termine nunca. Assim o senhor poderá comprar fazendas e viver numa boa.”
Com o perdão da rima, a ideia que se tem é que o dinheiro público não é de ninguém. É de quem meter a mão primeiro. E como são raros os governantes que, como a presidente Dilma, vão atrás dos ladrões, a turma do Ali Babá se farta.

Meu pai contava a história de um político mineiro que enriqueceu à base de propinas. Como tinha apenas dois filhos, confiou boa parcela de seus recursos (ou melhor, nossos) à conta de um genro, meio pobretão. Um dia, o beneficiário decidiu se separar da mulher. O ex-sogro foi atrás: "Cadê meu dinheiro?” O ex-genro fez aquela cara de indignado: "Que dinheiro? Prova que há dinheiro seu comigo.” Ladrão que rouba ladrão... Hoje, o ex-genro mora com a nova mulher num condomínio de alto luxo.

Sou cético quanto à ética dos políticos ou de qualquer outro grupo social, incluídos frades e padres. Acredito, sim, na ética da política, e não na política. Ou seja, criar instituições e mecanismos que coíbam quem se sente tentado a corromper ou ser corrompido; ‘A carne é fraca’, diz o Evangelho. Mas as instituições devem ser suficientemente fortes, as investigações rigorosas e as punições severas. A impunidade faz o bandido. E, no caso de políticos, ela se soma à imunidade. Haja ladroeira!

Daí a urgência da reforma política – tema que anda esquecido – e de profunda reforma do nosso sistema judiciário. Adianta a Polícia Federal prender, se, no dia seguinte, todos voltam à rua ansiosos por destruir provas? E ainda se gasta saliva quanto ao uso de algemas, olvidando os milhões surrupiados... e jamais devolvidos aos cofres públicos.

Ainda que o suspeito fique em liberdade, por que a Justiça não lhe congela os bens e o impede de movimentar contas bancárias? A parte mais sensível do corpo humano é o bolso. Os corruptos sabem muito bem o quanto ele pode ser agraciado ou prejudicado.

As escolas deveriam levar casos de corrupção às salas de aula. Incutir nos alunos a suprema vergonha de fazer uso privado dos bens coletivos. Já que o conceito de pecado deixou de pautar a moral social, urge cultivar a ética como normatizadora do comportamento. Desenvolver em crianças e jovens a autoestima de ser honesto e de preservar o patrimônio público.
Frei Betto, no ADITAL

Um comentário:

  1. MAGALHÃES
    "QUAL É A LEI DA CORRUPÇÃO??
    Ganhar e vencer a qualquer preço não importando se os outros vão ser prejudicados, o importante é ele se dar bem; A corrupção independente de qual for à ação tem o mesmo peso, não existe corrupçãozinha ou corrupção-zona, o que existe é apenas CORRUPÇÃO, ou seja, furar fila, lucrar com trocos, sair sem pagar a conta, falsificar identidades, notas ou mesmo usar palavrórios para se beneficiar são alguns tipos de CORRUPÇÃO.
    Você deve estar se perguntando: "Em um país tão corrupto onde muitas vezes milhões de reais vão parar na conta demagogos e oportunistas, porque dá bola para detalhes tão pequenos de minha vida que muitas vezes nem são tão ruins assim??
    OPA! A corrupção existe em muitos níveis e em nenhum deles ela é boa, nem nos governos, nem nas empresas, nem nas escolas, e muito menos no seu dia-a-dia.
    Ser honesto é a única maneira de dizer "NÃO A CORRUPÇÃO!" sem ser hipócrita. Isso está na sua mão. O Brasil é um dos países campeão em corrupção, porém é responsabilidade de todos os brasileiros mudar essa situação, é você e cada um de nós que precisa fazer a coisa certa. Você já sabe o que fazer, PENSE e REFLITA.
    Quais são as suas atitudes? Elas são importantes de verdade? Lembre-se: A sociedade muda quando os indivíduos que vivem nela mudam. Os movimentos sociais são uma forma da sociedade se organizar em busca de maior qualidade de vida, eles se difundem em diversas maneiras e tipo para que venha lutar por várias causas importantes. Você quer mudança?? Então MUDE.VENHA PARA O PEN-51
    RUA AMAZONAS N° 683 CENTRO CILOP SEMPRE UMA BOA IDEIA PARA UBATUBA A CIDADE DOS SONHOS....

    MAGALHÃES.´. SEMPRE COM VOCÊ

    ResponderExcluir