domingo, 3 de julho de 2011

Itapior: a metralhadora tucana




Por iniciativa do candidato derrotado à presidência da República, José Serra, e atualmente presidente do Conselho Político do PSDB, uma carta de parte da cúpula dos tucanos foi publicada no site pessoal do ex-governador, na qual faz críticas ao que chamou de “a incompetência e o autoritarismo” do governo da presidenta Dilma Rousseff.
A carta menciona “falta de convicção e de rapidez” nas decisões do governo, e também critica o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para as obras da Copa e das Olimpíadas, aprovado na Câmara nesta semana. Também, o trem bala foi classificado como o “investimento mais alucinado de nossa história”. A metralhadora tucana dirigiu suas críticas, ainda, à carga tributária, à taxa de juros reais e à taxa de câmbio “megavalorizada”.
O fato de esta carta não ter sido publicada no site do PSDB já revela, por si, a desunião do partido. A carta, ao contrário do que gostaria Serra, não obteve a adesão de toda a cúpula tucana. Pelo contrário. A decisão de Serra de divulgar o documento como se fosse fruto do consenso da primeira reunião do Conselho Político desagradou. O senador mineiro Aécio Neves, por exemplo, sequer esteve na reunião. A imprensa relata que Sérgio Guerra, presidente do partido, sugeriu que o texto não fosse divulgado antes de uma consulta ao congressista.
Divórcio da realidade
Como bem disse Cândido Vaccarezza, o tom da carta e seu conteúdo indicam o quanto "o PSDB está divorciado da realidade do Brasil e do povo brasileiro”. A carta, segundo ele, revela o “desespero” do PSDB, quando menciona supostas crises energética e de infraestrutura vividas pelo país. Para o líder do governo na Câmara, foi no governo de Fernando Henrique Cardoso que o país viveu sua maior crise de energia.
Vi no Blog do ZéDirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário