domingo, 3 de julho de 2011

A “Equação Fox”: candidato+dinheiro+mídia = votos




Roger Alies, com Bush pai: mídia para dominar mentes e o poder
Noticiários da televisão, hoje, são mais frequentemente vistos pelas pessoas do que são lidos os jornais, ouvido o rádio, do que qualquer outra forma de comunicação. O motivo: As pessoas são preguiçosas. Com a televisão que você apenas senta, vê e ouve. O pensamento é feito para você.
O texto faz parte do estudo “Candidate + Money + Media = Votes”, como que o estrategista de marketing do Partido Republicano Roger Alies tentava convencer, no início dos anos 70, o então presidente Richard Nixon a ajudar a criar uma emissora noticiosa de direita, capaz de apresentar – ou torcer – os fatos em favor da opinião conservadora.
Alies – que além de Nixon, serviu também Ronald Reagan e George Bush, pai – acabou realizando seus planos mais de duas décadas mais tarde, quando o magnata australiano, naturalizado americano, Rupert Murdoch, o rei da mídia, criou a Foxnews e deu a ele o cargo de presidente da emissora.
Hoje a Foxnews é o palanque eletrônico do reacionarismo norteamericano.
Folha publica hoje uma pequena nota sobre o estudo do site Gawker.com, especializado em mídia, que revelou estes documentos.
Só faltou dizer que, aqui no Brasil, nos antecipamos em muito aos americanos – e com a ajuda de lá, pelo grupo Time – montando aqui um monopólio de televisão que, na nossa impossibilidade de votar, refazia a equação assim: “mídia = poder + dinheiro
By: Tijolaço, via Com textolivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário