sábado, 20 de novembro de 2010

Proposta do PT destaca Estado laico e informação democrática



Brasil, Estado laico?

A reunião do Diretório Nacional do PT realizada nesta sexta-feira em Brasília resultou na aprovação de uma proposta que traz entre seus destaques a "urgência da reforma político-institucional e da democratização da informação" e a ênfase ao "caráter laico do Estado brasileiro".
"No plano interno, está colocada a urgência da reforma político-institucional e da democratização da comunicação. Caberá ao partido, ainda, ajudar na renovação da cultura política do País", diz o texto divulgado ao final do encontro.
O documento continua ressaltando a necessidade de combater o "descrédito" com partidos e instituições e o "conservadorismo". "Respeitando a liberdade de imprensa e de expressão, o PT tem de realizar um debate qualificado acerca do conservadorismo que se incrustou em setores da sociedade e dos meios de comunicação. Medidas essenciais para superar o descrédito de amplos setores de nossa sociedade para com partidos e instituições".
A resolução aborda ainda o tema religião, que ganhou vulto ao final do primeiro turno da disputa presidencial e gerou cobranças a então candidata e agora presidente eleita Dilma Rousseff.
"Cabe ao partido, respeitando convicções religiosas e ideológicas, enfatizar o caráter laico do Estado brasileiro, defendendo todos aqueles segmentos da sociedade que foram e são historicamente discriminados".
A resolução, intitulada "Uma grande vitória", não deixa de cutucar a campanha feita pela oposição durante a disputa presidencial. A crítica é feita ao agradecer "milhões de brasileiros e brasileiras" e ativistas dos partidos e movimentos sociais que "saíram às ruas para eleger Dilma Rousseff e evitar a volta das forças do atraso, com seu discurso raivoso de extrema-direita".
O texto repete ainda a mensagem do discurso da presidente eleita na abertura do encontro petista, ao pedir o apoio da legenda para o futuro governo. "Ao PT caberá a complexa tarefa de ser a principal força de sustentação do Governo Dilma, ajudando a organizar e ampliar a participação da sociedade, especialmente a juventude, em favor das demandas político-populares".
O presidente da legenda, José Eduardo Dutra, destacou que a resolução "é uma posição do partido, que não diz respeito a propostas do governo".
By: Vermelho, via com textolivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário