quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Em Ubatuba... Com Dilma e Alckmin eleitos, políticos da cidade focam agora briga pela sucessão do prefeito Eduardo Cesar





Saulo Gil. Imprensa Livre, 16/11/2010

15 dias após o término do segundo turno das eleições gerais, já é possível constatar que a campanha desse ano apresentou características semelhantes a de um “furacão”.
No mês de outubro, as discussões e reflexões sobre as disputas para presidente e governador tomaram conta de praticamente todos os cantos do país e, consequentemente, de Ubatuba. Isso sem contar a atenção para alguns deputados, como Tiririca, Maguila, mulher melão.
No entanto, o assunto sobre o meio político nacional e estadual desapareceu das ruas ubatubenses com o mesmo repente que chegou. Até mesmo as autoridades municipais se limitaram aos parabéns e às lamentações nos dias posteriores aos resultados de São Paulo e do Brasil.

O fato é que o meio político de Ubatuba só aguardava as definições das esferas superiores, para começar à mobilização em torno das eleições municipais de 2012. Diferente de todas as outras cidades do Litoral Norte Paulista, a disputa ubatubense não contará com a possibilidade de reeleição do atual prefeito, Eduardo Cesar (DEM).
O político eleito em 2004 completará seu segundo mandato na cidade e, assim como o presidente Lula, só poderá indicar um postulante de sua confiança para o cargo. Ainda sem qualquer confirmação oficial, as últimas iniciativas do grupo mais próximo ao prefeito indicam que o nome escolhido será o de Délcio José Sato, atual chefe de gabinete de Cesar.

Outros nomes do alto escalão da prefeitura correm por fora neste momento, como Sílvio Bonfiglioli Neto (administração), Luís Felipe Bacellar (Turismo), Rafael Irineu (ex-Arquitetura), João Paulo Rolim (ex-Obras) e Cris Gil (Meio Ambiente). Mesmo com a lista de possibilidades já extensa, é arriscado definir antecipadamente a preferência do prefeito, já que sua equipe de confiança é grande e trabalha com ele desde o primeiro mandato.

Além de seus companheiros de Executivo, Eduardo Cesar ainda também deverá ter a disposição outros nomes fortes da política local, que atualmente ocupam cadeira na Câmara de vereadores. Dos 10 édis eleitos em 2008, 9 disputaram as últimas eleições na base partidária que apoiou a reeleição do Democrata à prefeitura de Ubatuba. Ou seja, no Legislativo local, Cesar também deverá enfrentar pressão para a conquista de sua indicação.

Romerson de Oliveira, que foi o vereador mais votado em 2008, concedeu sua primeira entrevista, quando reeleito, já anunciando seu desejo de disputar o cargo de chefe do Executivo Ubatubense. Além disso, Mico, como o edil é conhecido, já foi eleito o próximo presidente da Câmara local, para o biênio 2011/2012.

O atual presidente da Casa, Ricardo Cortes, vereador de 3 mandatos consecutivos, também é um nome ventilado nas conversas sobre a sucessão de Eduardo. Pesam a favor desses dois, o fato de ambos serem da mesma sigla partidária que o prefeito (DEM).

Lista ampla

No entanto, a lista de nome fortes no Legislativo, com possibilidades de pré-candidatura à prefeitura é bem mais ampla. Mauro Barros (PSC), que recentemente disputou uma cadeira para deputado federal, também pode aparecer quando as eleições municipais estiverem mais próximas. Os vereadores de primeira viagem, Claudinei Xavier (PSC), Silvinho Brandão (PPS) e José Americano (PPS), também são nomes especulados.

Já o mais experiente do Legislativo, Gerson Oliveira (PMDB), já tinha antecipado no início desse mandato como vereador, que não sairia prefeito em 2012. Além da declaração no primeiro discurso de 2009, seu nome perdeu mais força na lista de possibilidades, após as denúncias de participação em um suposto esquema de desvio de verbas do IPTU local.
O leque já seria amplo se acabasse só nos políticos ligados aos poderes Executivo e Legislativo. No entanto, no mundo partidário-empresarial, outros tantos nomes também circulam pela cidade, como futuros postulantes ao cargo de prefeito.

Os dois maiores partidos do país, que protagonizaram a última disputa presidencial, devem lançar candidaturas próprias em Ubatuba. O PSDB conta com políticos conhecidos no município, como Rogério Frediani, Pedro Tuzino e o empresário Jurandial Lovizaro. O último da lista tucana, conhecido como Jura, anunciou sua pré candidatura à reportagem do Jornal Imprensa Livre, durante a visita do deputado Edson Aparecido (PSDB) à cidade, em setembro desse ano.

Já o partido do presidente Lula, apresenta uma situação diferente das demais legendas no município. Isso porque, o nome de Maurício Moromizato já se tornou praticamente consenso entre os petistas da cidade.
O ex-presidente do PT municipal, chegou na segunda colocação em 2008 e foi a principal surpresa das últimas eleições ubatubenses. Empolgados com a vitória da presidente Dilma e de outros deputados que fizeram campanha no município, os membros do Partido dos Trabalhadores de Ubatuba já falam até em favoritismo de Moromizato para a próxima disputa.

No entanto, não são só os petistas que estão empolgados com as possibilidades que se abrem rumo a 2012. O antigo companheiro de Maurício em 2008 e presidente do PTB municipal, Anderson Tato, declarou recentemente que já tem até pesquisas encomendadas sobre sua posição em uma eventual disputa para prefeito. “Estamos nos preparando para uma briga de cachorro grande”, disse Tato sobre as mobilizações pré 2012.

Esgotadas as variantes do setor político, ainda resta outra área que poderá ser decisiva para a próxima disputa eleitoral em Ubatuba. A Associação Comercial da cidade já não atua tanto em parceria com a prefeitura e muitos personagens da política local acreditam que alguns nomes podem surgir da entidade. O ex-presidente Ahmad Khalil Barakat e o atual chefe da Associação, Alfredo Corrêa, são os mais cotados, mas nenhum anunciado oficialmente.

Aapesar de tantas possibilidades, o fato é que ainda restam dois anos para a próxima disputa pelo poder público municipal e o cenário atual, certamente, deverá sofrer alterações. É preciso ressaltar que duas importantes ações de improbidade administrativa (Conselho Tutelar e Fraudes no IPTU) ainda correm na Justiça e podem retirar do jogo alguns nomes cotados para 2012.
 

Um comentário:

  1. Boa tarde a todos. É bem verdade que, diante ao quadro exposto, a única manifestação positiva é a candidatura de um líder, através do PT, que não seja uma continuidade das mazelas inferidas a Ubatuba, sempre pelos mesmos postulantes ao poder.
    O estímulo a novas lideranças, barra na falta de perspectiva de subsistência do lado de fora dos partidos tradicionais que dominam o ambiente político de nossa cidade, e, quando essas novas lideranças se expõem ao apreço público, são desprestigiadas por quem mais as necessita, ou seja, os empresários; os micro-empresários e os autonomos, com o argumento mais vulgar possível: NÃO CABE AO COMERCIANTE E AO EMPRESÁRIO A EXPOSIÇÃO POLÍTICA.
    Esse pensamento de NÃO É COMIGO, desestimula qualquer postulante bem intencionado, criando o espaço para os oportunistas de sempre.
    Mas, não podemos ser pessimistas e, com o otimismo de sempre, já tenho o meu candidato a prefeito e para completar o quadro, já tenho o empenho de um empresário de médio porte para o cargo de vice-prefeito e desde já, estou trabalhando pelas duas candidaturas.
    Vamos à luta! Grande abraço!

    ResponderExcluir