sábado, 20 de novembro de 2010

Perita da ONU elogia Plano Nacional de Cultura mas cobra combate à exclusão e à discriminação

Paula Laboissière, Agência Brasil

“Após dez dias de visitas ao Brasil, a perita independente no campo dos direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Farida Shaheed, elogiou hoje (19) o Plano Nacional de Cultura. Para ela, a iniciativa representa um grande avanço na promoção e na proteção dos direitos culturais no país.

“A promoção dos direitos culturais ocupa um lugar privilegiado na agenda do Brasil”, disse, durante coletiva de imprensa. De acordo com Farida, foram dados passos significativos para proteger expressões culturais de grupos marginalizados como os afrodescendentes e os indígenas.

Entretanto, a representante da ONU destacou que ainda há exclusão e discriminação em relação a esses segmentos no Brasil e que o assunto precisa ser abordado de forma eficaz pelo governo. Segundo ela, é preciso adotar todas as medidas necessárias para prevenir futuros atos de intolerância.

“A promoção dos direitos culturais não é uma tarefa fácil, sobretudo em um país grande como o Brasil”, disse.
O relatório sobre a visita de Farida ao Brasil deve ser concluído no início de 2010. O documento será enviado ao governo brasileiro e, em seguida, publicado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário