sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Guerra cambial entre EUA e China é preocupante, diz Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a manifestar ontem (17/11) preocupação com a guerra cambial entre Estados Unidos e China. Ao discursar na cerimônia de posse do novo presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson de Andrade, Lula disse que o protecionismo é ruim e injusto com os outros países.
“Estamos preocupados com o que está acontecendo nos EUA e na China. Duas economias do tamanho delas tentarem aumentar sua competitividade desvalorizando suas moedas não é correto e não é justo para o comércio internacional”, disse o presidente.
Apesar disso, Lula demonstrou confiança no diálogo iniciado na última reunião do G20. “É importante que a gente cuide desse problema cambial. Acho que eles entenderam o recado, o G20 deve tomar decisões, os ministros da economia devem se encontrar”, afirmou o presidente.
Endenda o que é a guerra cambial e como ela afeta o Brasil
TV Vermelho selecionou alguns vídeos para ajudar a explicar o que é a guerra cambial e como ela afeta o mundo e, consequentemente, o Brasil. Além disso, você vai saber mais sobre o encontro dos G20, que terminou dia 12 na Coréia do Sul, e que buscou medidas para evitar um impacto ainda mais desastroso na economia mundial após o início da guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos.
Via de regra a TV Globo insiste em esconder que os EUA são os verdadeiros culpados pela guerra cambial, colocando no alvo a gigante economia da China. Porém, a reportagem abaixo destoa um pouco desta linha editorial. De maneira muito didática e precisa explica como começou a guerra cambial e por que você deve se preocupar com ela:


Nenhum comentário:

Postar um comentário