quarta-feira, 21 de julho de 2010

A pauta seletiva de nosso noticiário internacional



Não é nenhuma novidade o fato do governo dos EUA financiar jornalistas e órgãos de comunicação para promoverem sua política externa e interesses pelo mundo todo. O próprio governo estadunidense não faz muito segredo desse fato.
Basta assistir, com o mínimo de senso crítico, ao noticiário internacional para perceber o peso dado às pautas de interesse dos EUA. Assim, enquanto Cuba, Coréia do Norte e Irã, para citar apenas os casos mais famosos, merecem destaque e debates frequentes, as notícias e os problemas dos nossos vizinhos de latino-americanos ocupam um espaço marginal no noticiário internacional.
 Em razão disso, os brasileiros acabam por desconhecer ou saber muito pouco, em regra, sobre a realidade dos países latino-americanos.
A atual crise que assola o México é um bom exemplo. País com muitas identidades com o Brasil, cujo ingresso na NAFTA era utilizado pelos neoliberais de plantão, até pouco tempo, como argumento em favor da adesão nacional à ALCA, encontra-se submerso numa crise econômica e social de grande proporção. Contudo, a situação mexicana não merece destaque, debates e/ou mesas de discussão em programas midiáticos. As chamadas midiáticas, quando muito, destacam apenas as ações do narcotráfico.
Concessões públicas por natureza, logicamente os veículos de comunicação têm obrigações com o País e o seu povo, não podendo estar a serviço de governos estrangeiros. Esse é um tema tratado como questão de segurança pública nos EUA, que seria merecedor da maior atenção e cuidado por qualquer governo comprometido com a soberania e os interesses nacionais.
By: O Partisan, via Comtexsolivre

Nenhum comentário:

Postar um comentário