sexta-feira, 11 de junho de 2010

Produção de óleo no Brasil terá maior crescimento entre os países que não são

“O Brasil deverá passar de uma produção média de dois milhões de barris por dia para algo próximo a seis milhões de barris/dia em 2035, o que o colocará entre os cinco países líderes em crescimento de produção de óleo projetado para as próximas duas décadas. 

As estimativas são Agência Internacional de Energia (AIE) e foram apresentadas pelo diretor do Departamento de Informação em Energia dos Estados Unidos, Richard Newell, durante evento no Rio.

Proporcionalmente, é o maior crescimento esperado para os países produtores que não estão incluídos na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). A Rússia, que hoje produz em torno de 10 milhões de barris diários deverá chegar próximo de 13 milhões e o Casaquistão passaria de 1,5 milhão para três milhões de barris diários. 

Também considerando os países membros da Opep, o crescimento de produção esperado para o Brasil surpreende. Os maiores incrementos virão da Arábia Saudita, que passaria de 10 milhões de barris diários para algo em torno de 14,5 milhões, e o Iraque, semelhante ao Brasil, de dois milhões para seis milhões de barris por dia. Mesmo assim, o governador da Opep para a Arábia Saudita, Majid Moneef, acha que ainda é "muito cedo" para discutir uma possível entrada do Brasil na organização. 

Newell afirmou, ainda, que o desenvolvimento do mercado doméstico de gás natural no Brasil será determinante para absorver o combustível excedente que será produzido nas áreas do pré-sal.”
by:Monitor Mercantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário