quarta-feira, 9 de junho de 2010

O TÚMULO

Falta pouco para a oposição assumir que morreu. Lamentavelmente, para a democracia, a aliança da direita no Brasil está sofrendo de um mal terminal: incapacidade.

Ainda há os que insistem que Lula "copiou" tudo de FHC, em matéria de economia. Acreditam na própria mentira que inventam ou são desonestos?


O crescimento do PIB brasileiro ocorre num momento pós-crise, apesar de parte da Europa do Euro ainda estar atravessando águas turbulentas. A segurança do desempenho de nossa economia se dá exclusivamente pelas medidas tomadas pela equipe econômica de Lula, do PT,principalmente aquelas de meados do ano passado, com a redução de certos impostos para manter a atividade de alguns setores-chave.

Ao manter o nivel de emprego, quando várias empresas ameaçavam demitir, a robustez da economia não perdeu o embalo. O consumo continuou e a retomada do crescimento dos niveis de emprego formal voltou.

O circulo virtuoso não se rompeu graças à atenção do Ministério da Fazenda e do Planejamento, e do Banco Central. A taxa de juros parou de cair, é verdade, mas ela é parte importante na manutenção da taxa de crescimento do PIB, ou de nada serviria crescer 10 se a inflação consome 8.

A tampa do túmulo da oposição é a forma de crescimento do país. Através de investimentos.

Segundo o IBGE, é de 18% a taxa de investimento em relação ao PIB. Para ser sustentável o crescimento em ritmo chinês, deve estar em torno de 23% . Isso será alcançado através dos investimentos públicos, já previstos, como o PAC, por exemplo, e outros investimentos em infraestrutura com ajuda de recursos do Pré-Sal.

Essas medidas nos dão segurança. A indústria brasileira cresceu 4,2% no primeiro trimestre, grande parte produzindo máquinas para ampliar a produção de bens. Máquinas que produzem outras máquinas que produzem mais bens! Este é o sinal positivo de que se está crescendo baseado na confiabilidade da gestão do governo Lula.

Gestão, que é palavra tão usada por tucanos mas tão pouco usada na sua (deles) administração.
***
Diante de um quadro otimista e promissor como este que temos para o Brasil, o que resta para o discurso da oposição?

Dossiês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário