terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ubatuba - eleições 2012 - Uma análise




Na escolha partidária dos candidatos, chances de vitória e negociações políticas pesam mais que a aptidão administrativa



Onze meses antes das eleições, os partidos políticos começam a apresentar nomes para possíveis candidaturas à Prefeitura de Ubatuba. Embora as legendas afirmem se preocupar com a qualidade de seus quadros, na escolha partidária dos candidatos, negociações políticas e chances de vitória contam mais do que a qualificação dos nomes para administrar a cidade.

Justificam as agremiações, para uma boa gestão, muitas vezes a habilidade política é mais importante do que a experiência administrativa. Em geral, dirigentes partidários apontam como requisitos para ser candidato: capacidade de angariar votos, carisma, credibilidade, consonância com as ideias do partido, ficha limpa.

São poucas as legendas que adotam a experiência administrativa como critério fundamental para escolher o nome que poderá administrar o orçamento de R$ 180 milhões da cidade.

O candidato a prefeito de Ubatuba, precisa estar afinado com o projeto político da legenda para a cidade, ter bom trânsito com outros partidos, inspirar a confiança da população e ter chances reais de ser eleito. Mais do que o caráter administrativo, o prefeito da Ubatuba precisa ter habilidade política.

Isso porque,  a construção da cidade é múltipla e o poder é cercado por interesses, o que torna imprescindível ao gestor a habilidade para dialogar e negociar com os mais diversos setores. Se não tem experiência administrativa, o gestor pode se cercar de bons técnicos. Mas tem que ser um bom político. Tem que saber agregar as forças.

O candidato de Ubatuba precisa ter projeto para a cidade, ser liderança consolidada, ter comprometimento partidário e viabilidade eleitoral. 
Com a palavra o eleitor.


Aguinaldo Munhoz


Nenhum comentário:

Postar um comentário